Bloco APAETUCADA - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco APAETUCADA

Bloco APAETUCADA realiza seu 11º Grito de Carnaval em Santa Tereza

Reportagem: Letícia Assis

Com energia e entusiasmo, o bloco da turma da APAE, conhecido como APAETUCADA, realizará seu 11º Grito de Carnaval, com a temática desse ano homenageando os 100 anos do samba, completados em 6 de novembro de 2016.

apaetucada 2

Mestre Kaíca e a bateria ensaiam pra fazer bonito

A turma carnavalesca fará homenagem a grandes cantores e compositores da história do samba, como Dona Ivone Lara, que foi a rainha do samba, Dona Zica (esposa do Cartola), Bete Carvalho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Ary Barroso, Noel Rosa, músicas da velha guarda entre outros sucessos. A música “Pelo Telefone”, um dos primeiros sambas carnavalescos, também integra o repertório do Bloco APAETUCADA.

O bloco este ano está composto por cerca de 50 integrantes, sendo 25 deles alunos da instituição e os demais integrantes de diversos blocos populares da capital mineira, que se dispuseram a também fazer parte da bateria mais especial de Belo Horizonte.

A APAE realiza esse trabalho musical constantemente, fazendo da música uma ótima ferramenta que facilita o aprendizado e auxilia a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Dessa forma, a música ajuda a ampliar as perspectivas sociais e artísticas das pessoas com deficiência, melhorando a qualidade de vida no âmbito pessoal, familiar e comunitário.

Roteiro da Folia

apaetucada 16 igreja

Desfile Apaetucada em 2016

Com a direção por conta dos professores Eder e Kaíka, o bloco APAETUCADA fará neste ano o caminho contrário, se concentrando às 13h do dia 18 de fevereiro em frente ao Bar do 1000ton (Rua Mármore, 825 – Santa Tereza) e desfilando até a portaria da APAE, na Rua Cristal nº 78, apresentando o samba enredo composto especialmente para a edição de 2017.

Mas não se enganem achando que a festa terminar por aí. A APAE montará uma grande estrutura na Rua Cristal, com palco e barracas, onde se apresentarão Marcos Valente, Rose Rosa, da Bateria Iluminados, Cabral e muito mais! Essa programação está marcada para as 15h e se estenderá até as 19h.

Outro trabalho que a APAE vem realizando com seus usuários é criação da bateria show, banda no estilo do famoso MONOBLOCO, onde entra o trabalho com a harmonia, tocando diversos estilos musicais em ritmo de escola de samba.

Esse trabalho, realizado a partir da vivência com a música, estimula mudanças pessoais e abrange diversos níveis de desenvolvimento cognitivo, emocional, atitudinal, comportamental e artístico, melhorando a qualidade de vida dos assistidos pela instituição e valorizando sua auto estima.

apaetucada4

Os instrutores Kaíca, Sanderleia e Eder

O professor Kaika (Ricardo Picardi), músico e morador de Santa Tereza, explica que, para chegar à Oficina de Musicalização, os alunos da APAE devem passar por todas as oficinas que a instituição oferece, sendo o núcleo artístico o último estágio. “Aqui no PPL (Para e Pelo Lazer) se ensina a vivência: pegar um ônibus, falar onde mora (o nome  e o do bairro) tarefas de casa, saber ouvir e falar. Trabalha, por exemplo, o comportamental, lavar, distinguir roupa, dentre outras coisas”, explica Kaika.

Vamos aproveitar o clima de carnaval para prestigiar esse belo trabalho realizado pela APAE e parabenizar essas pessoas que merecem toda nossa admiração. Caia na folia com a APAETUCADA!

Bloco Apaetucada
Dia: Sábado, 18 de fevereiro
Horário: a partir das 13, com saída do bloco em frente ao Bar do 1000ton (Rua Mármore, 825 – Santa Tereza).

Anúncios