Bloquinho Circo Marimbondo - Santa Tereza Tem
Logo

Bloquinho Circo Marimbondo

Bloquinho Circo Marimbondo, carnaval para os pequenos e pequenas em Santê

O carnaval de Santa Tereza traz uma novidade com a criação do Bloquinho Circo Marimbondo, dedicado aos foliõeszinhos do bairro e de quem mais vier.  O Circo Marimbondo, criado pelas cantoras e compositoras Bianca Luar e Fernanda Sander, já existia antes do carnaval e a ideia de transformá-lo em um bloquinho foi a da produtora cultural, Perla Horta, que colocou pilha na duas e está na organização. E a folia do bloquinho começou antes do carnaval, no domingo, 12 de fevereiro, no espaço Villa Albertini, às 15h, tem apresentação da banda do bloco (clique aqui pra saber mais). No dia 19, de 15h às 17h30 a festa é no Shopping Boulevard; dia 25, no Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente e no dia 27 é o desfile em Santa Tereza.

Contatos com o bloco para participação em eventos podem ser feitos com Perla Horta, pelo número: 98458.8003.

O que é o Circo Marimbondo

bianca circoA história começou com a cantora e professora de musicalização infantil Bianca Luar, que tem um filho e sentia falta de algo voltado para as crianças. Com ligação familiar com o músico Beto Guedes e entusiasta do movimento Clube da Esquina, Bianca resolveu criar o projeto Clubinho da Esquina.  “Meu desejo era promover o resgate das canções de Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant, Beto Guedes, enfim de toda a turma para as crianças. E isso a gente está fazendo com arranjos especiais das músicas para o público infantil”, explica ela.

Paralelo a isso, Bianca, como educadora, passou a pesquisar o repertório de canções específicas para seus alunos, quando encontrou a mineira, Fernanda Sander, que também tem um trabalho voltado para crianças em São Paulo. As duas se juntaram e começaram a compor e fazer shows para o público infantil.   Por sugestão do músico Beto Guedes, segundo ela, “o projeto ganhou o nome de Circo Marimbondo, uma composição de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. O que achei ótimo. A música Circo Marimbondo é alegre,  e alegria na infância é uma de nossas propostas.”

A partir daí surgiu a ideia de fazer o bloquinho, conta Bianca Luar, “com o apoio  e estímulo da Perla Horta e, claro com saída em Santa Tereza, berço do Clube da Esquina. Para isso,foi montada uma banda base, que irá tocar canções que promovem o resgate do folclore, canções tradicionais da infância, como brincadeiras de roda e as releituras da MPB, especialmente do Clube da Esquina em ritmos variados de carnaval”.

As canções são entremeadas de histórias rápidas a respeito das canções que são apresentadas de forma cênica e interativa, promovendo a participação ativa em todas as brincadeiras musicais, agregando, assim, mais sentido e conhecimento para os pequenos foliões e suas famílias.

Integram a banda Bianca Luar (voz, violão, pandeiro), Fernanda Sander (voz, violão, percussão), Marck Ribeiro (voz, violão, flauta), Maria Bragança (saxofone),  Cyrano Almeida (bateria), Gerdson Mourão (baixo) e Eduardo Sanábio (percussão).

 

bianca luar

Fernanda Sander e Bianca Luar – Foto: Jocelito Carmargo

Bianca Luar é cantora, formada em Violão Popular pelo Conservatório Lorenzo Fernandes de Montes Claros e especialista em Educação Musical pela UFMG.

Atua nas áreas de Formação de Professores em práticas pedagógicas musicais para a Educação Infantil e como professora. Já dividiu o palco com artistas como Toninho Horta, 14 Bis, Beto Guedes, Marina Machado, Renegado, Chico Amaral. Está sempre em Santa Tereza, onde tem amigos se apresenta frequentemente. Em 2016, seu primeiro CD solo intitulado MIRA com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fernanda Sander é formada em letras pela UFMG, em pedagogia pela FAPI e Técnica em Pedagogia musical com diversos cursos de atualização na Hungria. Atua como professora de musicalização infantil em colégios, ministra cursos de Pós Graduação sobre literatura infantil e Didática da musicalização em São José dos Campos – SP.

Compositora premiada no I Festival Nacional da Música Infantil, em Ribeirão Preto, e no Prêmio da Música Brasileira (Melhor Álbum Infantil 2011), também é colaboradora em coleções didáticas para diversas editoras do Brasil e de Portugal.

Agendinha

Dia 12\2, às 15h: Villa na Infância – Bailinho de carnaval -show beneficente ao Hospital Santa Casa.
Dia 18 e 19\2, de 15h30 as 17h30: Bailinho no Shopping Boulevard entrada franca – segundo piso espaço kids ao lado do restaurante Parrilla.
Dia 27\2 : Desfile do Bloquinho Circo Marimbondo – concentração as 9h30 Rua Bocaiúva, cortejo até esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis, em Santa Tereza. O cortejo é curto para não cansar as crianças.

Anúncios