Eventos organizados pela internet desassossegam Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Eventos organizados pela internet desassossegam Santa Tereza

Nos finais de semana, alguns bairros, como Cachoeirinha, União e Santa Tereza, têm enfrentado problemas com a realização dos  realização dos “rolezinhos”, aglomeração de jovens, chamada por meio do Facebook. Centenas de adolescentes ocuparam a região da Praça e as ruas em volta. Em vários pontos dos jardins da Praça a grama foi pisoteada, ficando na terra.

?

 O uso de bebidas alcoólicas por menores foi uma cena comum, além de algumas brigas entre eles, o que provocava correria e risco de acidentes. A inexistência de banheiros químicos levou a multidão a usar os passeios e os muros das casas para fazer suas necessidades fisiológicas. Como não houve comunicação de que o evento ocorreria ou licenciamento, a praça e todo o conjunto histórico, que a cerca não puderam ser protegidos; o Juizado de Menores teve dificuldades para garantir a segurança de menores de idade; a prefeitura não pode oferecer banheiros químicos.

rolezinho3 copy

Perguntamos a alguns desses adolescentes, que não quiseram se identificar, o que os trouxe a um evento sem música (já que a polícia coibiu o som dos veículos) e nenhum atrativo. A resposta geral é que viram na internet, era de graça, acharam que haveria música e como não tinham nada pra fazer vieram para o bairro.

Atuação da Polícia Militar

No dia 19 de janeiro, o assunto foi tratado em uma reunião da Polícia Militar, representada pelo Capitão Alexandre Teixeira, João Bosco Queirós, presidente da Associação Comunitária de Santa Tereza (ACBST), diácono Valdir (representando a Paróquia), donos de bares e moradores. Ficou acertado que a Polícia iria fazer blitz em pontos do bairro, patrulhar a Praça e tolerância zero com os veículos com som ligado.

Segundo informações passadas pelo Capitão Alexandre, no sábado e no domingo (21 e 22), foram utilizadas seis viaturas no patrulhamento, 12 policiais e foram feitos 18 autos de infração de trânsito, englobando estacionamento proibido, fila dupla, estacionamento em porta de garagem e veículos com som. Entre as ocorrências feitas pela PM houve um assalto a pedestre, cujos pertences foram recuperados logo depois, mas os ladrões se misturaram à multidão. Um assalto é algo comum no cotidiano do bairro. No entanto, há muitos relatos informais que outros assaltos ocorreram no dia. Fazer o boletim de ocorrência (B.O.) é importante por isso: para ver se realmente há um aumento em assaltos quando há eventos no bairro.

O patrulhamento, as blitz e as autuações de carros de som, segundo o capitão Alexandre irão continuar no bairro no próximo final de semana.

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)  agiu rápida e no domingo e na segunda-feira, logo cedo, a Praça Duque de Caxias e adjacências estava livre do lixo deixado, especialmente garrafas quebradas e copos descartáveis.

Som alto é infração grave

Pra quem gosta de dividir a música do seu carro com o público, é bom saber que em 2016, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por causa de som alto dentro do carro por meio da Resolução nº 624. Com a nova resolução, a autuação passou a poder ser feita independente do volume ou frequência e sem a necessidade do equipamento chamado decibilímetro, para medir os decibéis. A infração é considerada grave e o infrator perde cinco pontos na carteira de habilitação, paga multa no valor de R$ 195,23 e pode ter o veículo retido.

Anúncios