Coisas de Santê: Queimada na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Coisas de Santê: Queimada na Praça

Coisas de Santê: Queimada na Praça esquenta a manhã de domingo

queimada time bola esta

A turma da queimada, que se reúne uma vez por mês, na Praça Duque de Caxias, em frente ao Colégio Tiradentes, esquentou ainda mais a manhã deste último domingo com energia e muito divertimento.

carla e Nícolas

Nesta terceira edição da competição, em torno de 50 pessoas formaram diversos times, que se revezaram na quadra improvisada. Carla José Gonçalves com a desculpa de trazer o filho Nícolas Augusto, (11 anos), não perdeu tempo e também entrou no jogo. “Além de ser treinadora do Nícolas e de lhe passar as estratégicas de jogo, também aproveito para relembrar meus tempos de criança na Rua Epitodo, quando a meninada brincava na rua e tinha queimada quase todo dia”, comenta Carla se divertindo.  Já Nícolas acha ótimo poder correr, fazer novos amigos, já que vem pessoas de outros bairros, reencontrar conhecidos. Ele lamenta que seja só uma vez no mês.

Glauco Mendonça e a esposa Eliane, moradores do bairro, vieram com o filho Arthur para que ele também pudesse jogar, já que crianças só podem participar acompanhadas dos pais. Isto porque, como há muitos adultos na brincadeira e eles jogam forte, explica a idealizadora da Queimada na Praça, a pedagoga Fernanda Storck Leroy.

Glauco Mendonça e familia

Glauco e Eliane aproveitam o fato de morar em Santa Tereza, participando de tudo que acontece por aqui, como ir ao cinema, assistir a espetáculos na rua e aproveitar a praça no domingo de sol. “Acho a iniciativa superlegal, é uma atividade lúdica e física, ao ar livre e é uma brincadeira que tem história”.

Segundo Fernanda, há algumas regras a serem seguidas pelos participantes, como não ser permitidas ofensas e palavrões, discussões, cada um tem de cuidar de seu lixo, respeitar a equipe rival, entre outras. Se essas regras forem quebradas, a Fernanda encerra a brincadeira. Ela comenta rindo que “aqui sou a dona da bola, se houver algum deslize, pego a bola e vou embora. Mas nunca precisei fazer isso. Todo mundo respeita todo mundo. E é só uma brincadeira saudável e divertida”.

queimada Os pequenos tomam conta da quadra

Depois do jogo dos adultos a meninada exigiu a sua vez e ocupou a quadra improvisada, como nos velhos tempos. O próximo jogo ainda não tem data definida, mas será em breve. Coisas de Santê!

Confira alguns lances da partida. Outras fotos em nosso álbum no Facebook.

Anúncios