Artigo: Duas estrelas - Santa Tereza Tem
Logo

Artigo: Duas estrelas

Artigo: Duas estrelas

Carlos Felipe Horta*

Uma delas faria, hoje, 75 anos de idade. A outra morreu há 35 anos. As duas, simplesmente maravilhosas, com seus nomes gravados na história e, principalmente, nas lembranças e nas cantorias do povo brasileiro. Uma, vozinha pequena, suave, afinada, que ia direto ao coração da gente. A outra, dentro de um corpo pequeno uma voz forte que fazia a alma se mexer e se levantar. Ambas, participantes de momentos importantes da História e da Música do Brasil.

O apartamento de uma foi um dos ninhos em que nasceu a bossa-nova e ela foi a primeira voz feminina a bradar contra a ditadura militar, ao lado de Zé Keti e João do Vale, no show Opinião, cantando que “podem me prender, podem me bater mas eu não mudo de opinião”. A outra, dizendo que “nada será como antes”, louvando as “águas de março” com Antônio Carlos Jobim e falando do “neguinho na beira da estrada, aprendendo a andar.

Duas mulheres amigas, que nos deixaram histórias e histórias, algumas delas ainda não contadas. Uma, por exemplo, no inesquecível Departamento de Pesquisa do jornal Estado de Minas, quando o poeta (e põe poeta nisso!) Carlos Ávila, não se conteve e falou para a cantora que conversava com as dezenas de pessoas em seu redor na pequena sala: “Nossa, não tem jeito de falar. Seus joelhos são realmente lindos demais”. Eram mesmo. Já da outra, há uma entrevista dada a Cássio Horta naquela admirável Rádio Mineira dos velhos tempos. Enfim, duas pessoas admiráveis, impossíveis de serem esquecidas.

Nara Leão, que nasceu em 19 de janeiro de 1942; Elis Regina, que morreu em 19 de janeiro de 1982.

*Carlos Felipe Horta – Jornalista e pesquisador da música brasileira.

Anúncios