Biblioteca em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Biblioteca em Santa Tereza

Você sabia? Temos uma “senhora” biblioteca bem na Praça.

Nosso SANTA TEREZA TEM já divulgou a Biblioteca do MIS-CST (Museu da Imagem e do Som do Cine Santa Tereza), mas é sempre bom lembrar que temos essa “senhora” biblioteca bem aqui, na Praça Duque de Caxias. E a equipe da Fundação Municipal de Cultura tem procurado melhorar cada vez mais seu acervo e os serviços que presta a todos nós, moradores da Região Leste em geral e de Santa Tereza, em particular.

Bibliotecária Gláucia Grossi de Faria

Ela funciona no próprio prédio do Cine Santa Tereza e está aberta a todos os interessados. Empresta livros, tem mesas disponíveis para os leitores e para estudantes fazerem seus trabalhos escolares. O ambiente é super agradável e acolhedor.

Uma nova bibliotecária, Gláucia Grossi de Faria, está substituindo a Ana Amélia, que foi dar aulas no Rio de Janeiro. Formada em Biblioteconomia pela UFMG e com muita experiência profissional, Gláucia trabalhou como bibliotecária em escolas municipais da Região Leste. Além disso, tem pós-graduação em Educação e Gestão Escolar, Educação e Gestão Ambiental e Informatização na Educação.

Quer dizer uma pessoa experiente, que não se limita a emprestar livros, mas que pode orientar e ajudar você a encontrar o material de que precisa seja para simplesmente uma leitura agradável ou para fazer um trabalho escolar, preparar um projeto, para organizar e disponibilizar material bibliográfico e coisas semelhantes.

Segundo ela, a Biblioteca do MIS-CST tem entre 2.500 e 3.000 livros, indo de literatura infantil (inclusive com revistinhas da Turma da Mônica, do Tio Patinhas, da equipe dos X-Men (incluindo Wolverine), Super Homem e outras), até obras especializadas em Cinema, Teatro, Música e Artes em geral.

Sendo uma Biblioteca Pública, ela disponibiliza ainda Literatura brasileira e estrangeira (livros adultos e infanto-juvenis), Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Estatística e outros. O acervo está sempre sendo atualizado de acordo com o perfil e a demanda dos usuários.

A Biblioteca tem mesinhas especiais para as crianças

Esses “perfil e demanda” são medidos por meio dos empréstimos feitos e de conversas informais dos usuários com a bibliotecária Gláucia. Ela tem um registro das solicitações e sugestões e, na medida em que as verbas são disponibilizadas, os exemplares são comprados e ficam à disposição de todos. Assim, é importante que os frequentadores conversem com ela, falem sobre livros que desejam ler ou consultar.

Gláucia conta de outra novidade. “Nossa Biblioteca faz parte de um serviço da Fundação que se chama “Empréstimo entre Bibliotecas”. Ou seja, se um livro é solicitado e não está disponível aqui, ela pode consultar as outras 24 Bibliotecas Municipais e uma que tiver o exemplar pedido pode emprestá-lo. Ou seja, o leitor não é inscrito apenas em nossa Biblioteca. Ao se inscrever ele fica registrado em todas as bibliotecas municipais”.

 Valorize e use esse importante instrumento de lazer e de pesquisa de que dispomos no MIS-CST! Um serviço tão bom e importante deve ser muito utilizado e pode representar um avanço cultural para toda nossa população, desde os jovens estudantes até os que já estão aposentados e querem preencher seu tempo de maneira agradável e instrutiva.

Uma conclusão se impõe: nosso bairro tem muito mais que a tão cantada – em prosa, verso e música – boemia, gastronomia, bares e botecos. Uma dessas coisas a mais é nossa Biblioteca!

Serviço
Biblioteca do MIS Cine Santa Tereza
Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza –
(31) 3277-4699 

– 

Anúncios