Artigo:Vamos salvar a Praça do Esperanto - Santa Tereza Tem
Logo

Artigo:Vamos salvar a Praça do Esperanto

Vamos salvar a Praça do Esperanto, enviado por nosso seguidor Watson Harlei (texto e foto),  aborda um assunto importante para toda cidade, a conservação de nossas praças. No caso, especificamente, ele fala da Praça L.L. Zamenhof, localizada no bairro Floresta.

O abandono de uma praça nos leva a uma conclusão: Senão cuidamos de um espaço, como vamos cuidar de uma cultura. Este espaço que me refiro é a praça L.L. Zamenhof, localizada na Av. Assis Chateaubriand próximo ao número 176, Bairro Floresta/BH-MG, onde o abandono é total.

E porquê falar de uma praça no bairro floresta, pequena é verdade, mas que tem um significado importante para a cultura. Não a cultura municipal, não a cultura estadual, não a nacional e sim a cultura mundial.  Mas por quê a mundial? Porque esta praça é em homenagem ao Oftalmologista e Filólogo polonês, Ludwik Lpzer Zamenhof, que apesar de ser um poliglota em 5 idiomas, é também o fundador ou criador do “Esperanto”, a língua artificial mais falada no mundo.

Reconhecida pelas organizações das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a cultura, em 1954, o Esperanto tem sua origem, idealizada por Zamenhof, como a língua universal. Já em 1887 iniciou-se a versão para trazer mais facilidade na aprendizagem dos povos Russos e Europeus orientais.

Criada para unir povos que, tendo em vista, as mais variadas línguas existentes, causava grande dificuldade na comunicação, Ludwik Zamenhof teve a ideia de unir os povos em uma só língua. Esta medida trouxe vários problemas, devido ao conservadorismo dos linguistas.

E qual a semelhança na importância histórica da língua esperanto com a praça? A praça, do grego “Ágora”, nas antigas cidades gregas seria o local onde as pessoas se reuniam em assembleias para se comunicarem e exercer várias atividades religiosas, políticas e muitas vezes comerciais.

Assim, como o Esperanto, é importante salvar a praça Zamenhof no bairro Floresta, e salvaremos o local da inicialização à civilização. Local de convívio social e ambiental da comunidade de parte de nossa cidade.

Anúncios