Mutirão agroecológico no Mercado de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Mutirão agroecológico no Mercado de Santa Tereza

Mutirão agroecológico no Mercado de Santa Tereza, no próximo domingo

No domingo, 11 de dezembro, de 8 às 16h, o Mercado Distrital de Santa Tereza, desativado desde 2007 e abraçado pela comunidade, receberá mais um Mutirão agroecológico para cultivo da horta comunitária, limpeza, oficinas, piquenique, roda de conversa e atividades para crianças. O objetivo é fortalecer a luta por um Mercado Vivo + Verde e livre para todos!

????????????????????????????????????

Fotos: Wilson Avelar

????????????????????????????????????

Limpeza e cuidados com o espaço público

A atividade faz parte da intenção de deixar o Mercado de Santa Tereza mais verde e dessa vez não haverá feira de venda de produtos. A iniciativa, já realizada em agosto e novembro deste ano, é da rede Mercado Vivo + Verde, formada pelo Movimento Salve Santa Tereza, Associação Comunitária do Bairro (ACBST), Feira Terra Viva e outros vários grupos ligados à agroecologia urbana e manifestações artísticas, que reivindicam a reabertura deste Mercado Distrital.

O foco do mutirão é a manutenção da horta agroflorestal comunitária instalada no canteiro do Mercado por eles, a partir de agosto deste ano. Na ocasião, foram plantadas mudas de espécies rústicas que não demandam manutenção cotidiana e instalado um sistema de irrigação por gotejamento, que dá autonomia à sobrevivência da horta. “O papel do mutirão é renovar os adubos, fazer novos plantios e monitorar o desenvolvimento das espécies”, explica Fernando Rangel, da AMAU – Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana e integrante do movimento Mercado Vivo + Verde.

????????????????????????????????????

Participantes criam espaços de cultivo no Mercado

“Com a experiência, os participantes podem vivenciar a possibilidade de cultivar alimentos dentro da cidade e a autonomia de produzir seu próprio alimento, que é muito realizadora. Mais do que experimentar o cultivo, esse exercício fomenta uma rede de boas relações de convívio, passando pelo respeito entre gerações e entre gêneros”, acrescenta Luísa Melgaço, estudante de geografia e bolsista do Auê – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG, integrante dos movimentos sociais AMAU e Mercado Vivo + Verde.

Como participar e o que levar

O evento tem participação gratuita e acesso livre para todas as idades. Para ajudar na manutenção da horta, os organizadores aconselham a levar sementes crioulas (que não são geneticamente modificadas), mudas frutíferas e adubação verde.  Para o piquinique, canecas, utensílios e alimentos como frutas, pão, bolo, suco e água, evitando produtos industrializados. “Crianças podem e devem levar brinquedos, bicicleta, bola, peteca, corda, patins e aproveitar bem o espaço”, sugere Luísa.

Crianças terão espaço e atividades para curtir o dia

Além de colocar a mão na terra, os participantes trocarão informações sobre cultivo de espécies e a trajetória de luta pelo espaço, na roda de conversa “Agroecologia é Cultura”. Haverá atividades para pais e crianças, como a oficina “Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas”, ministrada pelo antropólogo e pesquisador Luiz Trópia, que é morador do bairro Santa Tereza. Também estão previstas oficina e intervenções circenses, oferecidas pela companhia Circo Teatro El Indivíduo, também de Santa Tereza, e grupos parceiros.

Serviço

Mutirão no Mercado de Santa Tereza
Dia:
11/12/16, domingo
Horário: 8h às 16h
Local: área externa do Mercado de Santa Tereza (entrada pela Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza)
Entrada gratuita.

 

Anúncios