Fanzinho e Semana de Hip-Hop - Santa Tereza Tem
Logo

Fanzinho e Semana de Hip-Hop

A Fundação Municipal de Cultura dá continuidade à programação da Temporada FAN – Negritude em Foco, em novembro. O evento abrange uma série de atividades até dezembro sob a temática das artes negras, numa programação construída por produtores privados, com a chancela da Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Festival de Arte Negra – FAN, e patrocínio da ArcelorMittal Brasil. Todas as ações da Temporada FAN – Negritude em Foco têm entrada gratuita.

Fanzinho_Educação_Chico_Nunes_@RicardoLaf

Fanzinho no Teatro Chico Nunes, em 2015. Foto: Ricardo Laf

Semana do Hip-Hop

A Fundação Municipal de Cultura promove, em parceria com o Nação Hip Hop Brasil MG, a Semana do Hip-Hop de BH. A semana é em celebração ao Dia Municipal e Nacional do Hip Hop, no dia 12 de Novembro. A semana do Hip Hop de BH, que vai de 9 a 14 de novembro, conta com uma programação extensa na cidade. As atividades serão em vários espaços públicos e particulares e contarão com a participação de 375 atores culturais do Hip-Hop. Esta ação colaborativa conta com diversas atividades gratuitas, tais como workshop, oficinas, apresentações artísticas, batalhas de Mcs, Cypher de Breaking, Live Paint de Graffitti, rodas de conversa, feira, exposições, palestras. As atividades da semana do Hip Hop também têm como objetivo a mobilização para a criação do Fórum Permanente do Hip Hop e a realização do Fórum do Nação Hip Hop Mulher.


Fanzinho

Fanzinho - Netun Lima

Fanzinho em 2015. Foto: Netun Lima

Criado no FAN de 2015, o FANZINHO é um recorte do Festival de Arte Negra de BH e de todas as ações cotidianas que integram as políticas públicas da Fundação Municipal de Cultura, com foco na formação do público infantil e no direito de acesso aos bens culturais. O objetivo é contribuir, de forma lúdica e por meio de várias linguagens artísticas, com o despertar e a formação de uma consciência crítica das crianças, bem como  o sentimento de orgulho racial, cultural e de promoção da igualdade entre os povos.

A programação é diversificada, voltada especialmente para o público infantil e juvenil, com atividades artísticas e culturais, como oficinas, penteados ("Fanzinho na Cabeça"), narração de histórias, rodas de capoeira, show e bate- papo com  rappers, destacando a cultura africana e afro-brasileira. O Fanzinho acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Parque Municipal.

A programação completa dos eventos da Temporada FAN está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

O FESTIVAL DE ARTE NEGRA – FAN-BH

O FAN-BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas. Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade. Em sua 8ª edição, que comemorou 20 anos em novembro de 2015, o Festival contou com a participação de cerca de 90 mil pessoas e consolidou suas ações na valorização e reflexão de questões estético-culturais ligadas à presença crítico-criativa da cultura afro-brasileira no mundo contemporâneo.

TEMPORADA FAN – NEGRITUDE EM FOCO

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO

FANZINHO – Com uma programação voltada para o público infantil, o Fanzinho apresenta uma programação que contempla oficinas, penteados e narração de história. Seminários e ações abertas à comunidade e com foco nos professores também farão parte da programação. E ainda, roda de capoeira, trançadeiras, b-boys, dança do passinho, show e bate-papo com rappers.

Dia: 11 e 12 de novembro de 2016
Horário: 08h às 17h
Local: Parque Municipal.

Dia: 13 de novembro de 2016
Horário: 09h às 13h
Local: Parque Municipal.

SEMANA DO HIP-HOP – O evento celebra o Dia Municipal e Nacional do Hip-Hop, 12 de novembro. As atividades serão realizadas em vários espaços públicos e particulares e contarão com a participação de mais de 400 atores culturais do Hip-Hop.

Dia: de 09 a 14 de novembro.
Local: Espaços públicos e particulares.

FESTA AFROFUTURIK – Festa que conecta a força do empoderamento negro a partir do pertencimento, identificação musical e visual. O projeto é um lançamento com perspectivas amplas, que inclui uma projeção do futuro, com um protagonismo da juventude negra de periferia e fora dos padrões sociais tradicionais.

Dia: 26 de novembro de 2016.
Horário: 18h à 00h
Local: Debaixo do Viaduto Santa Tereza.

SARAU DE LANÇAMENTO 5ª EDIÇÃO REVISTA CANJERÊ – A revista Canjerê é uma publicação quadrimestral produzida pelo Instituto Cultural Casarão das Artes desde setembro de 2015. O veículo se coloca como afirmação e reverberação de produções artísticas e acadêmicas que versam sobre: cultura africana, afro-brasileira e diásporas. O lançamento da 5ª edição será um sarau, com a presença de Mel Duarte.

Dia: 10 de dezembro de 2016.
Horário: A ser definido.
Local: Centro de Referência da Juventude – Praça Rui Barbosa, 50, Centro.

Anúncios