Programa do Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Programa do Cine Santa Tereza

Programa do Cine Santa Tereza  na terça e quarta-feira

Nos dias 18 e 19 o MIS Cine Santa Tereza prossegue com a Mostra Stop Motion de animação e promove ainda o lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”. Confira a programação:

Dia 18 – Terça-feira

Às 17h

frankieFrankenweenie – (Tim Burton | EUA| 2012| Animação/Comédia| 87 min| Dublado)
Ao ter Sparky, seu cão morto por atropelamento, Victor, que adora fazer filmes caseiros de terror com o animal, fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky.
Classificação Indicativa: 10 anos

Às 19h30

Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) (Henry Selick| EUA| 1993| Animação/Aventura| 75min| Legendado)
Jack Skellington vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas onde todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte. Cansado de fazer aquilo todos os anos, Jack deixa a Cidade. Classificação Indicativa: Livre

Dia 19, quarta-feira

Às 17h
Piratas-Pirados-9Piratas Pirados (The Pirates! Band of Misfits) 
(Peter Lord, Jeff Newitt| EUA/Reino Unido| 2012| Animação/Comédia| 88 min| Dublado)

O Capitão Pirata é um dos mais trapalhões piratas dos sete mares e sua maré de azar anda incomodando. Louco para derrotar seus rivais Black Bellamy e Cutlass Liz na premiação Piratas do Ano, o capitão vai ter que encarar uma enfezada Rainha Victoria na companhia do pesquisador Charles Darwin. Classificação Indicativa: Livre

Às 19h30

Lançamento de livro
livro filmes“100 melhores Filmes Brasileiros”, uma publicação da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), editora Letramento e Canal Brasil, que reúne ensaios dos mais representativos críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem.

No formato de livro de arte e fartamente ilustrado, a publicação reúne 100 autores, entre associados da entidade criada em 2011 e convidados, que buscaram um viés ensaístico, resultando em análises que certamente se tornarão referência no estudo dos filmes selecionados. O arco é amplo e parte de “Limite” (1931), a mais antiga produção presente na lista, até alcançar produções mais recentes, como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”.

O lançamento será precedido pela exibição, com entrada franca, do filme “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, diretor falecido nesse ano, e estrelado por Sônia Braga (“Aquarius”). Após a sessão haverá bate-papo com três autores mineiros presentes no livro: Pablo Villaça, Paulo Henrique Silva e Renato Silveira, que conversarão com o público sobre o filme e a trajetória centenária do cinema nacional.

Pablo Villaça: criador e diretor do site Cinema em Cena e primeiro membro latino-americano a fazer parte da Online Film Critics Society, Villaça assina o ensaio sobre a produção de Babenco, ganhadora do Oscar de melhor ator para William Hurt, lançada em 1985. A trama baseada no livro homônimo de Manuel Puig é passada numa prisão da América do Sul, onde dois prisioneiros – um homossexual e um ativista político – dividem a mesma cela. “Um livro como este não só desempenha um trabalho fundamental ao ressaltar esta riqueza artística, mas surge também como um material de referência rico não só para cinéfilos já versados em nossa filmografia, mas para aqueles que buscam conhecer melhor o que já produzimos. Além disso, a variedade de vozes presentes no livro acaba por evidenciar a pluralidade da crítica brasileira representada pela Abraccine”, destaca Villaça.

Da equipe da revista eletrônica Cinética e co-organizador do livro “Revista de Cinema – Antologia”, Marcelo Miranda, também de Minas, afirma que “100 Melhores Filmes Brasileiros” demonstra que outras iniciativas similares podem ganhar vida, “aprimorando o repertório de quem se interessa pelo cinema como espaço também de reflexão e questionamento e também à própria relevância da Abraccine dentro dos debates estéticos na cultura brasileira”.

Marcelo é responsável pelo texto sobre “Matou a Família e Foi ao Cinema” (1969), de Júlio Bressane, marco do cinema underground brasileiro. Paulo Henrique Silva – organizador do livro e presidente da Abraccine – e Renato Silveira completam o quadro de mineiros. Eles assinam os textos sobre “Tudo Bem” (1978), de Arnaldo Jabor, e “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes, respectivamente. Para Renato, apresentador do programa “Cinefonia” da Rádio Inconfidência e autor do site Cinematório, a publicação é uma “prova da firme proposta da associação em ser atuante também junto ao público. O lançamento seguido de debate com os autores aproxima o espectador, agora também leitor, dos profissionais que contribuíram com suas análises fílmicas para a obra, além de possibilitar uma extensão da própria publicação por meio do diálogo”.

Pablo Villaça chama a atenção para uma rara exibição pública de “O Beijo da Mulher Aranha”, ocasião para também se homenagear o cineasta Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro falecido em 13 de julho desse ano. “Importante ainda para ilustrar a longevidade e o talento de Sônia Braga, estrela daquele filme e que segue relevante e talentosa no atual Aquarius”, assinala.

Paulo Henrique Silva adianta que “100 Melhores Filmes Brasileiro” é o primeiro de uma série de livros que serão publicados pela Abraccine nos próximos anos. No início de 2017 deverá ser lançado “Bernardet 80 Anos: o Impacto de seu Pensamento no Cinema Brasileiro”, sobre Jean-Claude Bernardet, um dos principais teóricos de cinema do Brasil e do mundo, que completou 80 anos em agosto.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos meia hora antes da sessão.
Rua Estrela do Sul, 86.

Anúncios