Cantos de trabalho - Santa Tereza Tem
Logo

Cantos de trabalho

Cantos de Trabalho dentro do projeto Sonora Brasil circula por MG

O  Sonora Brasil é um dos maiores projetos de circulação musical do país e chega a Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Juiz de Fora,  na quinta-feira, 18, com apresentação de grupos de tradições musicais mineiros, maranhenses, alagoanos e baianos, que se apresentam, gratuitamente, até 5 de dezembro.

Grupo-Ilumiara
Grupo Ilumiara

Na capital mineira, as apresentações serão no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, durante a programação de cinco anos do centro cultural. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência. Já no interior, os espetáculos acontecerão no Sesc Juiz de Fora e no Sesc Teófilo Otoni. Os espaços estão sujeitos a lotação.

Em sua 18ª edição, o circuito conta com a participação de quatro grupos regionais inseridos no tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho, em apresentações até o fim do ano nas regiões Sul e Sudeste. No primeiro semestre, os espetáculos aconteceram nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.  De agosto a dezembro de 2015, Minas recebeu a primeira fase do projeto, com o tema Violas Brasileiras.

A temática Cantos de Trabalho traz o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira desde o século 18, nos ambientes rural e urbano. Na maioria das vezes uma prática coletiva, os cantos de trabalho podem cumprir funções diferenciadas, de acordo com as características do trabalho ao qual estão relacionados e com os determinantes culturais e sociais de cada região ou localidade. Essa expressão musical tem a função tanto de aliviar o desgaste físico e aumentar a produtividade, quanto servir como modo de externar o lamento e a crítica. Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA); Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e Ilumiara (MG) – este último formado por músicos pesquisadores – apresentam um repertório especial, criado por meio de pesquisas e vivências nas diversas vertentes dos cantos de trabalho.

O Sonora Brasil é um projeto do Departamento Nacional do Sesc que possibilita ao público o contato com a diversidade da música brasileira. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando as especificidades das obras e de seus intérpretes.

Progamação

BELO HORIZONTE

18/8 | 19h30
Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (AL)

19/8 | 19h30
Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)

20/8 | 19h30
Ilumiara (MG)

21/8 | 19h30
Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)

Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Informações ao público: (31) 3270-8100

JUIZ DE FORA

25/8 | 19h30
Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)

13/9 | 19h30
Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)

16/10 | 19h30
Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (AL)

3/12 | 19h30
Ilumiara (MG)

Local: Sesc Juiz de Fora (av. Barão do Rio Branco, 3.090, Centro)
Informações ao público: (32) 3311-6930

TEÓFILO OTONI

23/8 | 19h30
Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)

11/9 | 19h30
Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)

18/10 | 19h30
Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (AL)

5/12 | 19h30
Ilumiara (MG)

Local: Sesc Teófilo Otoni (av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro)
Informações ao público: (33) 3087-3600 / 3601

SERVIÇO
Circuito Sonora Brasil – Cantos de Trabalho, em Minas Gerais
Datas, horários e locais: conforme programação
Entrada gratuita. Espaços sujeitos a lotação.

Anúncios