Domingo tem teatro na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Domingo tem teatro na Praça

Domingo tem teatro na Praça especial pra criançada e os papais

O Grupo Maria Cutia traz no domingo, 14, para a Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, dois espetáculos : Concerto em Ré e Na Roda. Os integrantes do grupo movidos  pela música, inspirados pela dramaturgia, agitam o público e dele arrancam boas risadas. Concerto em Ré será às 11h e Na Roda, às 17h.

Sobre os espetáculo

na roda

Na Roda, Maria Cutia

O espetáculo brincante “Na Roda”foi criado em 2006 e desde então integra o repertório do Grupo Maria Cutia. Em uma estrutura dramatúrgica fragmentada, misturando as linguagens da palhaçaria popular, das máscaras expressivas e da música-em-cena, os atores brincantes tocam, cantam e contam suas histórias musicadas em intenso diálogo com o público, sempre em busca da improvisação que mantém viva a ponte entre artista e obra.

“Na Roda” já foi visto por mais de 80 mil pessoas, em mais de 40 cidades brasileiras, além de uma turnê pela África em 2011, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores.Foi a primeira vez que o Itamaraty produziu uma turnê de um grupo de teatro do Brasil por todos os países africanos de Língua Portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. Um dos objetivos do projeto era a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, e o Grupo Maria Cutia, que tem como uma das frentes de pesquisa as tradições brincantes brasileiras, foi convidado justamente por isso: pela “brasilidade” presente no espetáculo Na Roda. Foi contemplado pelos prêmios Myriam Muniz de Teatro 2009 eArtes Cênicas na Rua 2010 – ambos da FUNARTE (Fundação Nacional de Arte).

No Concerto em Ré Begônia, Felim, Tadeu e Florina encontram com seu público em um show de trás pra frente. Chegam ao palco após o pedido de BIS da plateia e tocam um repertório de canções inspiradas na lógica do palhaço, intercalada por cenas que demonstram a relação, por vezes conturbada, em outras vezes afetiva, entre os integrantes de uma Big Band.

re

Concerto em Ré Foto: divulgação

Nesta criação, o Grupo Maria Cutia primou por se aprofundar ainda mais na linguagem do palhaço e no conceito que desenvolve, denominadomúsica-em-cena. Assim, dedicando-se a criação de letras e melodias autorais, construídas a partir da lógica do palhaço sobre o mundo a sua volta, seus integrantes mergulharam na criação, que teve como alicerce a improvisação, a música e o jogo teatral clownesco.

O espetáculo contou com a orientação nos estudos de palhaçaria de Alice Viveiros de Castro – grande pesquisadora da palhaçaria brasileira, do palhaço e diretor José Regino Oliveira, da Cia Celeiro das Antas (Brasília-DF) e de Ésio Magalhães – ator e palhaço, do Barracão Teatro (Campinas-SP).

Serviço
Grupo Maria Cutia
Concerto em Ré,11h
Na Roda, 17h
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza

A entrada é gratuita e o grupo, seguindo a tradição do teatro de rua, após o espetáculo, passa o chapéu.

Anúncios