Escritor Manoel Hygino é homenageado - Santa Tereza Tem
Logo

Escritor Manoel Hygino é homenageado

Escritor Manoel Hygino é homenageado e fala sobre o bairro Santa Tereza

 “Foi com alegria e surpresa que fui comunicado sobre esta distinção a mim feita porque não me sinto merecedor. Agradeço a manifestação de apreço, que venceu minha timidez e me trouxe a Santa Tereza. Só tenho a parabenizar o projeto Leitura na Praça, que deveria ser estendido a todas as praças de Belo Horizonte. Ler é uma das boas coisas da vida e o hábito da leitura deve ser incentivado nas crianças e adolescentes, que precisam de boa orientação para a vida”. Assim, o emocionado, o jornalista e escritor Manoel Hygini, recebeu a homenagem feita a ele pelo projeto Santa Leitura na Praça e da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha (parceira do projeto), no domingo último, na Praça Duque de Caxias.

manoel hygino padre estela
Padre Márcio Ribeiro, jornalista Manoel Hygino e Estela Cruzmel Foto: Eliza Peixoto

Sobre Santa Tereza, ele comentou que “tenho boas lembranças do bairro, quando ainda rapaz, vim a algumas manifestações políticas aqui, acompanhando Juscelino Kubistchek, que havia acabado de deixar a prefeitura de Belo Horizonte em suas andanças políticas. Acho importante a preservação da história do bairro, que é um lugar importante para a cidade, não só pelas manifestações musicais, mas pelos pontos tombados e pelo clima acolhedor”.

Manoel Hygino lembrou ainda que tem ligações com o bairro, pois morou no Floresta e estudou no antigo Colégio Tristão de Athayde, que era em Santa Tereza, na Rua Bueno Brandão.

A homenagem, segundo Estela Cruzmel idealizadora do Santa Leitura na Praça, tem sua razão no apoio que o escritor, desde o início prestou à sua iniciativa de levar a leitura às praças.  O projeto começou em Santa Tereza e atualmente é realizado no Taquaril, na Comunidade Sagrada Família, e ao bairro Floresta na Praça Salvador Morici, adotada por Estela. No Floresta tem um formato diferente, pois além do encontro mensal, são deixados dez livros por dia, de segunda a segunda, no banco da praça, que a pessoa pode pegar e levar pra casa. “É uma experiência incrível, ali tenho o contato com o leitor todos os dias, de 9h às 10h, horário que coloco os livros”, conta Estela

Em Santa Tereza, os livros ocupam a Praça Duque de Caxias sempre no terceiro domingo do mês.

Matérias relacionadas
Santa Leitura recebe premiações

Santa Leitura no Floresta

Veja mais fotos no nosso Facebook

Anúncios