Santa Leitura na Praça homenageia o escritor Manoel Hygino - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Leitura na Praça homenageia o escritor Manoel Hygino

Santa Leitura na Praça homenageia o escritor Manoel Hygino, com direito a “Café Literário” e contação de história

Mais uma edição do projeto Santa Leitura acontece nesse domingo (19), na Praça Duque de Caxias. Dessa vez, a idealizadora do projeto, Estela Cruzmel, fará uma homenagem ao jornalista e escritor da Academia Mineira de Letras, Manoel Hygino dos Santos. Estela também irá aproveitar a oportunidade para apresentar o novo parceiro do projeto Santa Leitura, o Padre Márcio Ribeiro, da Paróquia de Santa Tereza e Santa Terezinha.

santa leitura passarela
Santa Leitura na Praça estimula os pequenos leitores Foto: Eliza Peixoto

O evento está marcado para começar às 9h e se estenderá até às 13h. O público será recebido por um “Café Literário”, onde poderão tomar um delicioso café da manhã na praça. Como de costume, ficarão disponíveis estandes de livros para leitura e obras do escritor homenageado, além de um painel de três metros com exposição de suas crônicas publicadas no jornal Hoje em Dia. Essa edição do Santa Leitura também terá, mais uma vez, os contadores de histórias para a alegria da criançada.

A homenagem a Manoel Hygino, por meio da entrega da placa, está prevista para as 10h30, sendo entregue pelo Padre Márcio. Para Estela, o escritor mineiro é merecedor da homenagem pelo apoio ao projeto Santa Leitura. “Quando Hygino conheceu o meu projeto, ele ficou encantado. Mandou me chamar e se mostrou gentil e solidário desde o primeiro momento, contribuindo com sua divulgação e cobertura, doando livros e me motivando a seguir em frente”, conta Cruzmel.

Mesmo sendo tímido e desprendido de qualquer vaidade, o escritor Manoel ficou surpreso com a homenagem e ao mesmo tempo feliz em receber esse carinho. “Eu não sei a razão da homenagem. Sei que o projeto Santa Leitura é uma ótima iniciativa, pois precisamos incentivar a população a sair um pouco da internet e começar a ler mais”, e complet a Hygino: “A Estela é uma pessoa muito esforçada, que merece respeito e admiração por sua iniciativa”.

O escritor mineiro também aproveitou para falar um pouco sobre Santa Tereza, onde frequentou o antigo ginásio da Rua Aquiles Lobo quando se mudou para Belo Horizonte. Fez questão de ressaltar como o bairro é um lugar privilegiado, por toda sua história, hospitalidade e figuras importantes na música brasileira, como a turma dos Borges e do Clube de Esquina.

Quem quiser conhecer suas obras e um pouco da história desse grande escritor e jornalista mineiro, que é Manoel Hygino, basta marcar presença neste domingo na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Você pode aproveitar a oportunidade para tomar um café com o pessoal e levar uma boa leitura para casa!

Sobre o escritor

foto Manoel Higyno
Escritos Manoel Hygino

Manoel Hygino dos Santos nasceu em Montes Claros (MG), em 13 de março de 1930. Possui bacharelato pelo Ministério da Educação do Uruguai (1953) em Anatomia, Citologia e Histologia. É jornalista, escritor e membro da Academia Mineira de Letras. Atualmente, é articulista com coluna diária no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte e ouvidor do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, onde atua como editor do jornal Santa Casa Notícias.

Sua vasta obra inclui trabalhos nos gêneros literários da crônica, conto, artigo, ensaio. São 27 livros publicados individualmente e seis publicações coletivas. Por sua trajetória como jornalista, escritor e voluntário da Santa Casa recebeu diversas medalhas e comendas, entre as quais a Medalha da Inconfidência do Governo de Minas; Medalha Hugo Werneck do Centenário da Santa Casa de Belo Horizonte; Comenda Eduardo Levindo Coelho, concedida pela Federassantas, em 2005; Laura Cívica – Medalha André Vidal de Negreiros, do Estado da Paraíba; Medalha e Diploma do Sesquicentenário de Montes Claros, concedido pela Prefeitura da cidade, 2007 e Diploma do Prêmio Guararapes da União Brasileira de Escritores.

Anúncios