Lançamento do livro Herdeiros de Zumbi - Santa Tereza Tem
Logo

Lançamento do livro Herdeiros de Zumbi

Lançamento livro Herdeiros de Zumbi Mestres e artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas

A Cia Baobá Minas, dirigida pela coreógrafa, antropóloga e jornalista Júnia Bertolino, juntamente à Nandyala Editora, lança este mês o livro “Herdeiros de Zumbi – Mestres e artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas”. O lançamento será no dia 9 de junho, quinta-feira, às 19:30, no Foyer do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Haverá roda de conversa, exibição de vídeo sobre o Prêmio Zumbi de Cultura e apresentação da performance Corporeidades Negras, da Cia Baobá Minas.

HERDEIROS DE ZUMBIA proposta é registrar a história da maior premiação negra do estado, que desde 2010 reconhece quem contribui para a preservação da cultura de matriz africana, ao mesmo tempo em que abre espaço para apresentações de arte, manifestações culturais e debates de interesse da população afrodescendente em Belo Horizonte.

Escrito pelas jornalistas Júnia Bertolino e Brígida Alvim, a publicação descreve a trajetória de realização do Prêmio Zumbi de Cultura e das mais de sessenta personalidades reconhecidas nas seis edições realizadas, entre 2010 e 2015. São protagonistas e considerados “Herdeiros de Zumbi” os premiados anualmente indicados por entidades ligadas ao movimento de arte e resistência negra em Belo Horizonte, a convite da Cia Baobá Minas. O Prêmio é distribuído nas categorias: Dança, Teatro, Música, Religiosidade, Manifestação Cultural, Educação, Personalidade Negra, Atuação Política, Honra ao Mérito e homenagens especiais. Os contemplados recebem troféu confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos, em cerimônia pública e de acesso gratuito. Em 2015, foi acrescentada a categoria de Protagonismo Juvenil.

Protagonismo negro

O Prêmio Zumbi de Cultura é realizado junto à Comemoração do Dia da Consciência Negra, em novembro de cada ano. Além da premiação propriamente dita, reúne movimentos artísticos, entidades e mestres populares. Promove apresentações de grupos e artistas negros, tanto jovens quanto da velha guarda, e rodas de conversa envolvendo estudantes, educadores e sociedade em geral.

“A proposta de publicar em um livro as histórias de vida e ações que têm somado na luta pelo reconhecimento da identidade e dos direitos do povo negro é reconhecer e compartilhá-las, para que possam servir de inspiração e de fomento para outras iniciativas”, explica Júnia Bertolino, idealizadora da premiação.

Como extensão do Prêmio Zumbi de Cultura, o livro traz à tona a resistência do povo negro na contemporaneidade. Focaliza pessoas que se orgulham de suas raízes afro-brasileiras e se empenham no dia a dia para vencer desafios impostos por preconceitos raciais, seja através da arte, da religião, da articulação política ou social.

Os premiados

Em 2010 e 2011, foram reconhecidos pelo Prêmio Zumbi de Cultura: Dona Bela, Mestre Conga, Marcos Cardoso, Nilma Lino, Milton Nascimento, entre outros.

Em 2012: Dona Fininha, Dona Eliza, Evandro Passos, Maurício Tizumba, Betina Borges, Cleide Hilda, Jussara Santos, Patrícia Santana, Dona Mercedes e Candombe da Serra do Cipó, Dona Carlota e Nelson Mateus.

Em 2013: Mãe Rita, Conceição Evaristo, Iris Amâncio, Denise Pacheco, Dona Jandira, João das Neves, Marilda Cordeiro, Vicente Muzinga, Francisca Leandro, Comunidade dos Arturos.

Em 2014: Maria Hilma, Arabela Gonçalves, Márcio  Martins, Sérgio  Pererê, Edmilson Pereira Almeida, Rosane Pires, Tatetu Arabomi, Marcos Adelino Ferreira, Paulo Afonso, Ronaldo Silva, Carlandréia.

Em 2015: Dona Olga, Evandro Nunes, Maurício Tobias, Elzelina Dóris, Cidinha Silva, Mestre Dunga, Ofélia Hilário, Makota Subukenã, Dalmir Francisco, Benilda Brito, Aruanã Leone, Sr. João, engraxate da Rua da Bahia.

Cia Baobá

A Companhia Baobá Minas foi criada em 1999, por Júnia Bertolino e busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira do povo brasileiro no intuito de trazer o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez. Além disto, mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.

Serviço:

Lançamento do livro Herdeiros de Zumbi – Mestres e artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas
Programação: Roda de conversa, exibição de vídeo e performance “Corporeidades Negras”, de Cia Baobá
Dia: 9/06/2016, quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Foyer do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, Belo Horizonte.
Entrada gratuita.

Anúncios