Domingo no Mercado de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Domingo no Mercado de Santa Tereza

Domingo no Mercado de Santa Tereza: O evento Mercado Vivo + Verde fez uma mostra do projeto que pode ser implantado no local

No último domingo (15/5), a população teve uma amostra do Projeto Mercado Vivo + Verde, que está sendo discutido por uma comissão composta por representantes da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Associação Comunitária de Santa Tereza (ACBST), Movimento Salve Santa Tereza, Rede Terra Viva e Movimento Negro.

publico
Moradores do bairro e visitantes de outras regiões aproveitaram o domingo Foto: Eliza Peixoto

O Mercado Vivo + Verde é uma iniciativa do Movimento Salve Santa Tereza junto a parceiros como a ACBST, a Rede Terra Viva e a Feira de Artesanato de Santa Tereza, com o objetivo de colocar em prática o projeto de mesmo nome elaborado em conjunto.

mercado angela mendes
Ângela Mendes e sua mãe, Dona Olga

Ângela Mendes, moradora da Rua Bueno Brandão, foi com sua mãe, Dona Olga, aproveitar o domingo ao ar livre e conhecer de perto a proposta. Frequentadora do Mercado nos velhos tempos, ela demonstra vontade em ver o local reaberto. “Aqui é um espaço muito bom e pode ser bem aproveitado”, diz ela.

Durante todo o dia, milhares pessoas circularam pela área externa do Mercado, onde foram montada bancas de verduras, frutas e legumes, alimentos orgânicos e produtos agroecológicos, como mel, pães e bolos artesanais, doces, chocolates, cachaça, mudas de árvores frutíferas e flores, entre outros.  Os artesãos, que expõem na Feira de Artesanato na Praça Duque de Caxias, também marcaram presença com várias barracas com roupas, bijuterias, adornos decorativos, sapatos, bolsas, bijuterias, artigos em madeira e tecido.

O público pôde aproveitar também o potencial artístico do projeto, com a apresentação de Banda Capitália, Irene Bertachini e Leandro César, Banda Faca Amolada, Léo Assunção, Boi do Além, Milena Torres,  Cristal Lopez, DJ Rafael Roots, Gustavito e Bloco Pisa na Fulô. Ao som do Boi do Além crianças, adultos e idosos fizeram um ciranda, como nos velhos tempos. Também participaram as companhias circenses Trupe Gaia e El Indivíduo. Todos os artistas se apresentaram sem cobrar cachê, de forma voluntária em apoio à causa de reativação do Mercado de Santa Tereza.

julia furtado
Júlia Furtado (direita) com o marido Daniel, o filho Pedro e a cunhada e cantora Irene Bertachini

Júlia Furtado, relações públicas e moradoras da Rua Gabro, participou com toda a família e elogiou o evento: “Este tipo de ação que traz a diversidade cultural, da culinária, da agricultura familiar e do artesanato é o caminho para a ocupação do Mercado. Se o projeto a ser implantado seguir esta direção tem tudo para ser um sucesso. As pessoas são carentes desse tipo de espaço. Olha só como está cheio. Famílias inteiras com crianças e idosos, amigos, todos aproveitando o domingo. Tomara que não demore muito pra que o Mercado seja reaberto, pois este é um lugar para ser aproveitado por toda comunidade!”

Adriano Stanley, professor de Direito e morador do bairro, também ficou bem impressionado com a realização. “Fantástico! A solução para a cidade ficar menos violenta é ser ocupada por atividades culturais. Ter um espaço público não utilizado é querer manter uma área de risco. Mais do que o bairro, essa ocupação beneficia toda a cidade, pela proposta que é capaz de apresentar alternativas saudáveis que desestimulam o uso de drogas e atividades ilícitas”, avalia.

Abaixo Assinado

Durante a programação, foi feito um abaixo assinado pedindo apoio da comunidade à proposta do Mercado Vivo + Verde, que pretende tornar o evento permanente no Mercado, com realização semanal e garantia da participação de pequenos produtores de todos os seguimentos envolvidos (agroecologia, abastecimento de alimentos, economia solidária, artesanato, música, artes cênicas, literatura, artes visuais). Segundo os organizadores, foram coletadas mais de 800 assinaturas e o documento será apresentado à prefeitura para reforçar o pedido de reabertura e ocupação imediatas do Mercado Distrital de Santa Tereza.

Anúncios