Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza

cartaz Mercado Vivo VerdeNo dia 15 de maio, o Mercado Distrital de Santa Tereza recebe o Mercado Vivo + Verde, durante todo o domingo, a partir de 10h da manhã. A programação promove feira de produtos agroecológicos e orgânicos, economia solidária, feira de artesanatos, apresentação de shows, atividades para crianças, rodas de conversa e oficinas. O evento é voltado a todas as faixas etárias, com acesso livre e gratuito.

A iniciativa é colaborativa e fruto da parceria entre o Movimento Salve Santa Tereza, a Feira Terra Viva, a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) e a Feira de Artesanato de Santa Tereza, que se uniram para efetivar a ocupação cultural e comunitária do Mercado, tendo como base o projeto Mercado Vivo + Verde. Tal proposta foi elaborada pelo Salve Santa Tereza a partir da demanda de moradores da região e no último ano abarcou outros interesses, como o de incluir iniciativas de desenvolvimento da agricultura familiar, fomento artístico e espaço de valorização da cultura negra.

Segunda edição

Mercado Vivo (3)

1ª edição, em setembro/2013. Fotos: Brígida Alvim

O Mercado Vivo + Verde é mais uma oportunidade para os moradores da cidade vivenciarem a proposta defendida pelos movimentos para o Mercado de Santa Tereza. A primeira edição do evento foi realizada em setembro de 2014, na rua Alvinópolis, lateral ao Mercado, quando o espaço ainda estava cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que pretendia construir uma escola industrial automotiva de grande porte.  Sob os lemas “Fora Fiemg” e “O Mercado é nosso!”, o primeiro Mercado Vivo teve feira de alimentos agroecológicos, artesanatos, intervenções artísticas e debates.

Com o esforço dos moradores e ações do Movimento Salve Santa Tereza, em março de 2015 o Mercado foi incluído no documento de proteção do Conjunto Urbano do Bairro Santa Tereza pelo Patrimônio Cultural da cidade, fato que contribuiu para a Fiemg abrir mão do investimento no local.

Mercado Vivo (4)

Intervenção fotográfica de Beth Faustina

Em fevereiro de 2016, o Mercado passou a ser gerido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e a pedido dos moradores foi formada uma comissão paritária entre representantes da gestão municipal e da sociedade civil para discutir formas de uso e de ocupação do Mercado Distrital de Santa Tereza. Representantes do Movimento Salve Santa Tereza e da Feira Terra Viva que fazem parte da Comissão propõem a ocupação imediata da área externa do Mercado (antigo estacionamento), que de acordo com eles dispensa reforma ou adaptações. A realização do evento Mercado Vivo + Verde recebeu apoio institucional da FMC e, se depender do desejo dos organizadores, poderá se tornar mensal ou semanal.

Programação do Mercado Vivo + Verde

Shows musicais

Milena Torres

Compositora Milena Torres é uma das atrações

10h – Banda Capitália

11h – Irene Bertachini e Leandro César

12h – Banda Faca Amolada

13h – Léo Assunção

14h – Boi do Além

15h – Milena Torres

15:30 – Cristal Lopez

16h – DJ Rafael Roots

16:30 – Gustavito

Mercado Vivo (1)

Banda Faca Amolada participa nas duas edições

17:20 – Bloco Pisa na Fulô

 

Oficinas para crianças

10h – Construção de brinquedos com materiais reciclados

14h – Oficina de Circo com Trupe Gaia

 

Rodas de conversa

10h – Encontro pra re-ligar os afetos – café da manhã coletivo, organizada pelo coletivo Muitas pela Cidade que Queremos

14h – Salve o Mercado de Santa Tereza, organizada pelo Movimento Salve Santa Tereza

Horário a definir – (tarde) – Agricologia e Alimentação Saudável

 

Artes Visuais

Exposição de desenhos: Leo Maia
Intervenção fotográfica: Beth Faustina
Intervenção em vídeo: Domínio Público

O evento é totalmente colaborativo e construído coletivamente. Realizadores, artistas e oficineiros participam voluntariamente, sem cachê, em apoio à causa. Programação sujeita a alterações.

 

Serviço

Mercado Vivo Mais Verde

Dia: 15/5, domingo

Horário: a partir das 10h da manhã

Local: Mercado Distrital de Santa Tereza – Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza, Belo Horizonte.

Entrada gratuita, classificação livre

Anúncios