Encontro e Esquinas: histórias do bairro Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro e Esquinas: histórias do bairro Santa Tereza

Encontro e Esquinas: histórias do bairro Santa Tereza, exposição no Museu Abílio Barreto homenageia Santê

Três exposições do Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim) estão chegando ao final do prazo de exibição, ficando em cartaz somente até o dia 8 de maio. A mostra “Encontro e Esquinas: histórias do bairro Santa Tereza”, é uma delas, exibindo a história do tradicional bairro em plotagem de fotos, textos e documentos.

exp stA exposição “Encontro e Esquinas: histórias do bairro Santa Tereza” retrata a trajetória do bairro localizado na região Leste de Belo Horizonte, cuja história data de fins do século XIX. Famoso pelos bares, praças, blocos carnavalescos, pelos ateliês de cerâmica e artes plásticas e ponto de encontro de músicos da cidade.

O bairro se tornou com o passar do tempo referência na cidade e no país como espaço tradicional e palco de numerosas manifestações culturais, principalmente por ser o berço do movimento musical, Clube da Esquina.

Na exposição são retratados lugares conhecidos como a Praça Duque de Caxias, Igreja Matriz Santa Tereza e Hospital Cícero Ferreira, também chamado de Hospital do Isolado, que recebia pacientes com doenças infectocontagiosas.

Uma curiosidade exposta é o “caderno de “fiado” do Armazém Montanhez, mais conhecido pelos moradores da época como o Armazém do Carlito, de propriedade de Carlos Montanari, uma das famílias de imigrantes italianos, pioneira no bairro. O caderno de contabilidade, datado de 1930 a 1047, foi encontrado por Marcelo Belarávia, quando fez a reforma do imóvel, situado na esquina das ruas Silvianópolis com Divinópolis, para instalar a Santa Pizza. Ele conta que “quando fizemos a reforma da casa, encontramos um caderno, em que ele anotava os “fiados” dos fregueses. Emprestamos o livro ao Museu Histórico Abílio Barreto para esta exposição. Quando a exposição terminar, ele fará parte da ambientação do Armazém Monatanari, que inauguramos no mês de abril”.

Outras exposições

A mostra “Pinacoteca MHAB”, destaca sempre um quadro do acervo do Museu. Nessa mostra o destaque é a obra do artista ítalo-brasileiro Amadeo Lorenzato, onde retrata casas e elementos da paisagem, reduzindo-os a formas básicas e linhas essenciais. Sob uma visibilidade própria, esses elementos formais estão distribuídos à sua maneira, de forma aparentemente equilibrada. É uma pintura breve, cujos pigmentos contrastam-se de forma forte e expressiva, tudo isso realçado pela experimentação do pente arranhando o suporte.

A visitação é gratuita e as mostras podem ser conferidas nas terças, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, e às quartas e quintas, das 10h às 21h.

A outra exposição é “Peça em Destaque”, que apresenta uma leiteira doada ao museu pela família de Raul Tassini, em 1992. Datada do século XX, foi fabricada em louça branca e ornada com a imagem de uma gueixa em seus trajes tradicionais. A figura da cultura japonesa foi retratada juntamente com elementos florais e fitomorfos, que caracterizam o japonismo, tendência marcante nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Trata-se de objeto delicado, possivelmente utilizado nos cafés da tarde, hábito usual entre as famílias mineiras.

Serviço
Exposição no Museu Histórico Abílio Barreto
Avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim
Data e horários: até 8 de maio, às terças, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, e às quartas e quintas, das 10h às 21h.
Entrada franca

 

Anúncios