Coral Lírico em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Coral Lírico em Santa Tereza

Coral Lírico em Santa Tereza, na Igreja, no dia 12 de abril

Pela segunda vez, o Coral Lírico de Minas Gerais, vem apresentar em Santa Tereza o Concerto Lírico Sacro. Quem assistiu à primeira apresentação em 07 de outubro do ano passado, não teve o que reclamar. Foi um espetáculo completo, que levou algumas pessoas às lágrimas de emoção. É uma apresentação que não dá pra perder, pois está pertinho de casa e além de tudo tem entrada franca.

coral liricos

Apresentação do Coral Lírico na Igreja de Santa Tereza

O pároco padre Márcio Ribeiro de Sousa convida toda comunidade para vir assistir ao espetáculo: “A apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais em nossa paróquia traz consigo a oportunidade do público ter acesso a música coral de qualidade. Fica o convite de modo especial aos moradores do Bairro Santa Tereza para que prestigiem este evento na próxima terça feira. Ano passado aconteceu uma apresentação na programação da festa das Padroeiras e de fato foi magnifico. Vale a pena sair da rotina, da correria do dia a dia e fazer essa pausa restauradora”.

A apresentação mantém a sobriedade da liturgia católica, com obras de Lindembergue Cardoso e Giuseppe Verdi. Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o programa inclui também composições de Charles Gounod e Carlos Gomes e trechos das óperas Romeu e Julieta e O Guarani.

Sobre o Programa

 Alles was Odem hat, lobe den Herrn!  da Sinfonia no. 2 – Lobgesang, de Felix Mendelssohn, abre o concerto. Com uma estrutura semelhante a da Sinfonia no. 9 de Beethoven, em menores proporções, Mendelssohn utiliza material do I movimento para compor um coro evocativo de louvor a Deus!

Com forte apelo dramático, a Missa de Requiem, de Giuseppe Verdi, também faz parte do programa. O Sanctus et Benedictus, juntos, foram escritos para dois coros a quatro vozes cada um e representa um momento de grande contrição. Já o Libera me é o final da obra e é escrito em fuga dupla, com tema e contratema principais e secundários.

O Coral Lírico, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e grande elenco apresentam, em maio, a ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod. Uma seleção de momentos fortes da participação do coro faz parte do concerto da série Lírico Sacro.

Já o importante compositor baiano, Lindembergue Cardoso deixou uma obra vasta para gêneros distintos como música de concerto, popular, religiosa e ópera. A Missa Brevis, escrita para coro e órgão, explora diversos parâmetros da música do final do século XX. Na apresentação na Paróquia de Santa Tereza, o público belo-horizontino confere a obra pela primeira vez.

Em Amen, Henrik Górecky busca uma forma clara de encontrar uma ligação perfeita da sua música com a espiritualidade do texto. A harmonia é relativamente simplificada e a música toma uma forma repetitiva, hipnótica, de fácil compreensão, comparada ao minimalismo.

Para encerrar a apresentação, o moteto a cappella Eli! Eli! de Gyorgy Bardos, relata um dos últimos sofrimentos de Jesus na cruz. Escrito para ser peça de confronto em um famoso festival de corais em Debrecen, na Hungria, o texto é trecho do evangelho segundo Mateus.

 Programa

Alles was Odem hat, lobe den Herrn! –  da Sinfonia no. 2,   de Felix Mendelssohn

Sanctus, da Missa de Requiem –  de Giuseppe Verdi

Libera me, da Missa de Requiem – de Giuseppe Verdi

Seleção de Coros da ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod

Missa Brevis, de Lindembergue Cardoso
Kyrie
Sanctus
Agnus Dei

Amen – de Henryk Górecky

Eli! Eli! – de Gyorgy D. Bardos

coral1

Coral Lírico de Minas Gerais

Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Dentro das estratégias de difusão do canto lírico, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem Concertos no Parque, Lírico na Cidade, Concertos Didáticos e participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade, além de vivenciar o contato com os artistas.

Lincoln Andrade

lincolandrade

Maestro Lincoln Andrade

Possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado pela University of Wyoming, EUA, onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e doCoral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É constantemente convidado para dar palestras sobre regência e o canto coral em festivais no Brasil.dzfh

 Serviço

Concerto Sacro

Coral Lírico de Minas Gerais, sob regência de Lincoln Andrade
Data e horário: 12 de abril, 20h
Local: Igreja de Santa Tereza – Praça Duque de Caxias, 200 – Santa Tereza
Ingresso: gratuito

Anúncios