Sonho da Vila Dias já é quase real - Santa Tereza Tem
Logo

Sonho da Vila Dias já é quase real

Sonho da Vila Dias já é quase real com o trabalho de dezenas de pessoas neste fim de semana

Raul Seixas tinha razão em sua música Prelúdio: “Sonho que se sonha só / É só um sonho que se sonha só / Mas sonho que se sonha junto é realidade”. E está acontecendo na Vila Dias, em Santa Tereza, com o mutirão voluntário, que reúne moradores da comunidade e pessoas de outras regiões da cidade, coordenado pelo coletivo Oásis Belo Horizonte.

vila mutiraão criança

Crianças e adultos colocam a mão na massa Crédito foto: Eliza Peixoto

A ação, que começou hoje, sábado, prossegue amanhã, domingo, com trabalhos de jardinagem, limpeza e pintura de muros e pilastras na pracinha da estação de metrô, revitalização do campo de futebol e instalação de um parquinho pra criançada.

voluntáriaJoice Castro, psicóloga, mora no Barreiro e pegou firme na enxada, limpando a área onde será feito o parquinho. Ela participa das ações do Oasis desde 2009 e conta que “essa metodologia de trabalho é importante, pois promove o diálogo e mobiliza as pessoas para buscar o seu desenvolvimento pessoal e da comunidade. Faz as pessoas perceberem que não é preciso esperar o poder público para realizar as mudanças, os sonhos de uma comunidade”.

O voluntariado faz parte da vida de Joice, que diz se sentir bem ao estar contribuindo para o desenvolvimento social e fazendo algo que pode ajudar a mudar a realidade de um lugar. Ela ressalta a participação das crianças, que se envolvem mais no processo, querem fazer e passam essa energia participativa para os adultos.

E as crianças participam mesmo e põem a mão na massa. Oliver Alisson dos Santos, 7 anos, estuda na Escola Sandoval de Azevedo, não parou um instante de transportar o carrinho de mão com folhas e galhos, com a carinha mais feliz do mundo. “Ajudar é bom. Vai ter um parquinho pra brincar todo mundo junto. Não tem um parquinho pra gente aqui”, explica ele. Já seu amigo Guilherme Henrique Costa, 13 anos, participava do mutirão de construção de bancos e orgulhoso do seu trabalho, comenta: “Vai ficar legal e melhorar pra todo mundo. É melhor tá aqui trabalhando do que ficar na televisão. E se a gente não ajudar, não vai ter nada. Vai ficar muito bom pra todo mundo!”

meninos esta

Os amigos Vinícios, Oliver e Guilherme constroem o sonho juntos 

Márcio Antonio Lisboa, mais conhecido como Pião, integrante da diretoria da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza e  presidente da Associação dos Moradores da Vila Dias, estava emocionado em ver o sonho estar acontecendo. “O campo é o coração da Vila e estou mesmo emocionado mesmo com a colaboração de muita gente de Santa Tereza e de outras regiões. Não pensei que tanta gente ia participar”, diz Pião.  O alambrado, que vai cercar o campo, segundo ele, foi doado pelo ex-jogador Alex Mineiro.

marco aurélioMarcos Aurélio da Silva Costa, além de morar na Vila, ser percussionista do Bloco Os Infiltrados, tem um estúdio de música, onde dá aulas de percussão e também fabrica móveis com pallets. Ele está construindo, com a colaboração de outras pessoas, os bancos de pallets para a praça. Sem parar o trabalho, ele conta que “a gente tem de dar moral pra galera. Gosto de ajudar sempre que posso e é algo que sei fazer. Além disso é pra todo mundo usar. Isso é legal”.

Amanhã, domingo, quem quiser colocar a mão na massa e somar força para realizar o sonho dos moradores da Vila Dias, é só chegar a partir das 9h, na Rua Conselheiro Rocha, 1250, ao lado da Estação do Metrô Santa Efigênia e procurar pelo Lucas, Peão ou Alcione. Também pode doar muda de árvores, flores e folhagens, rolos para pintura e se puder, levar ferramentas como martelo, enxada, pá de pedreiro e rolo de pintura.

Saiba mais Ajude a realizar sonho da Vila Dias


Anúncios