Grupo Na Esquina, em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Na Esquina, em Santa Tereza

Grupo Na Esquina, em Santa Tereza, Vila Dias, no dia 1º de abril

 Depois de fazer turnê por cidades francesas e pelo interior de Minas, o coletivo Na Esquina monta seu picadeiro, em Santa Tereza, na Vila Dias, com o espetáculo “Na Esquina, Na Favela”. Composta por acrobacias, números de mastro chinês, trapézio, lira e malabares,  grupo vem circulando com sua arte pela região metropolitana da capital mineira.

O espetáculo de rua percorrerá três comunidades belo-horizontinas com apresentações gratuitas. Dia 01, sexta-feira, a Vila Dias, em Santa Tereza, receberá a montagem, dia 02, sábado, é a vez da Vila Fátima, no Aglomerado da Serra e no domingo  dia 03 no Morro do Cascalho, onde encerra a turnê. Os espetáculos acontecem sempre ás 16 horas.

A proposta é apresentar nos espaços que são deixados de lado do circuito cultural com espetáculos de qualidade e técnica, aproximando o público dessas regiões ao universo circense. Em cena o mastro chinês, o trapézio fixo, a lira, o malabares, a acrobacia de solo, o mão-a-mão e a música ao vivo tornam-se performances simultâneas e criam dinamicidade. Brincando com a experiência do circo, os artistas jogam com o público, rompendo a previsibilidade do que a plateia deve, ou não, ver, hora assumindo hora falseando processos preparatórios.

Grupo Na Esquina

na esquina 4

O coletivo é composto de 8 artistas brasileiros e uma artista francesa.  Os brasileiros são formados pela Spasso Escola Popular de Circo, de Belo Horizonte, sendo que quatro deles aprimoraram sua formação profissional na Europa, dois na Académie Fratellini (Paris) e dois na Escola Superior das Artes do Circo (Esac, de Bruxelas), onde conheceram Pauline Hachete integrante do coletivo.

 Na Esquina busca renovar a forma de fazer circo no Brasil. A junção do aprimoramento técnico à pesquisa dramatúrgica inovadora resulta em uma forma revigorada de ver o circo. Após longa experiência dos artistas em escolas de circo europeias o grupo criou um espetáculo contemporâneo, no qual a dança, circo, música e teatro se transformam em um único corpo.

 Na Esquina é o ponto de partida para outros lugares, relocação bem vinda, quando pensamos o circo como prática entranhada em nossos afetos. É uma oportunidade de revisitá-lo, restabelecer uma relação entre o público e a tensão lúdica circense que se perdeu um pouco no tempo.

Na Esquina foi aprovado pelo Cenaminas, e além das apresentações nas vilas, o projeto inclui oficinas com crianças e adolescentes das regiões dentro da Spasso Escola Popular de Circo.

O elenco é composto por Clarice Panadés, Diogo Dolabella, Liz Braga, Pauline Hachette, Pedro Guerra, Phillipe Ribeiro, Roberta Mesquita e Pedro Sartori. A trilha sonora ao vivo é de Juninho Ibitura. O grupo conta ainda com os colaboradores Mauricio Leonard, Rogério Sette Câmara e apoio da Cia Armatrux e Cia Suspensa e Spasso Escola Popular de Circo.

Serviço

Na Esquina
Foto: Guto Muniz

Na Esquina, Na Favela

01 de Abril (sexta-feira)
Local: Vila Dias (Campo de Futebol da Associação Esportiva Santa Tereza) – Bairro Santa Tereza
Rua Conselheiro Rocha nº 2.300
Horário: 16h

02 de Abril (sábado)

Local: Vila Fátima – Aglomerado da Serra.
Rua São Miguel Arcanjo nº 215 – Vila Nossa Senhora de Fátima, Serra.
Horário: 16h

03 de Abril (domingo)

Local: Morro do Cascalho – (Campo do Cascalho) Regional Oeste do Morro das Pedras
Horário: 16h

Anúncios