Mais uma árvore da Praça é adotada - Santa Tereza Tem
Logo

Mais uma árvore da Praça é adotada

Mais uma árvore da Praça é adotada. Na contramão, plantas florindo nos canteiros adotados estão sendo roubadas

Esta é a terceira, das várias árvores da Praça de Santa Tereza, que é adotada por particulares por meio do movimento Mãos à Praça, em parceria com o projeto Adote o Verde da Prefeitura. Desta vez foi apadrinhada a árvore que fica ao lado da Banca de Revista e que tem servido de lixeira para alguns bares da região, descarte de garrafas e cigarros, como mostram as fotos feitas no último domingo.

A adoção foi feita pelo Portal Santa Tereza Tem, que junto com a Escola Park Idiomas, cuida também do canteiro entre o coreto e a igreja, onde foram plantadas rosas em homenagem à Santa Teresinha, a santa das rosas, que junto com Santa Teresa, é padroeira do bairro. No caso da árvore, ao redor de suas raízes foi feita uma cerca com a planta espada de São Jorge e no centro plantados beijinhos.

A outra árvore adotada fica perto da Rua Adamina e do Ponto de Táxi. Sua adotante é a Eliana Soares moradora do bairro e proprietária do Salão da Eliana. Ontem ela começou o plantio de plantas rasteiras e explica: “Adotei a árvore porque é uma forma de contribuir para a melhoria do bairro. Acho que todos devem fazer a sua parte, pois não só a Praça, mas todo o bairro de Santa Tereza é nossa casa. Se não cuidarmos de nossa casa quem irá cuidar? As pessoas precisam ter essa consciência ou de pelo menos não destruir”.

eliana soares planta
Eliana Soares começa a preparar o canteiro da árvore adotada por ela

É importante ressaltar o trabalho dedicado do jardineiro da prefeitura, o Douglas, que tem se esmerado no cuidado com as plantas. Grande parte do crédito do crescimento delas se deve a ele.

Mudas roubadas

O “Canteiro das rosas” já deveria estar mais florido, mas há um sério problema: as pessoas levam as mudas para plantar em casa. No total, com aquisição de mudas feitas pelos adotantes e as doadas pela paróquia e por diversos moradores, já foram plantadas cerca de 70 roseiras, mas atualmente existem 37.  A conta não bate, porque toda semana desaparecem várias delas. Para não deixar os espaços abertos, é feito o replantio.  Há ainda a colheita das rosas, que feita de qualquer forma, acaba enfraquecendo a planta.

Um detalhe importante: o roubo não é ação de vândalos ou dos moradores de rua, que por ali ficam. Muito antes pelo contrário, eles gostam de ajudar a plantar e de cuidar, como o Juscelino Freitas, que plantou várias das mudas no “Canteiro das Rosas”. As roseiras são levadas por pessoas, como já foi testemunhado,que simplesmente param, olham de um lado para outro, arrancam, põem numa sacola e saem andando como se não tivesse feita nada de errado. Algumas, quando interpeladas, chegam a  se tornarem agressivas ou justificam que vão plantar em seu jardim e já que o lugar é público, o fato está correto.

Eliana soares e douglas
Eliana Soares e Douglas plantam novas mudas

Os roubos não são apenas das roseiras, mas de outras plantas, como por exemplo, o canteiro de espécies aromáticas, adotado pelo morador do bairro e funcionário da Regional Leste, Valjean Lopes. As mudas de manjericão, alecrim e outras aromáticas, que foram plantadas a seu convite, por várias idosas, no dia 07 de março, simplesmente sumiram. Ontem novas mudas foram plantadas no lugar das que foram levadas.

É importante lembrar que este esforço voluntário está sendo feito por pessoas individuais, que doam dinheiro, tempo e boa vontade, para tornar o espaço mais alegre e agradável para todos os frequentadores da Praça. O dinheiro aplicado ali não é da prefeitura, mas de moradores.  O fato de o local ser público, não dá a ninguém o direito de usá-lo de forma individual. Ao retirar uma planta em proveito próprio, quem o faz tira de todas as outras pessoas o direito de aproveitar o local comunitariamente.

Portanto, vamos colaborar para que a Praça seja um local de lazer e bem-estar de todos os moradores e dos visitantes, não levando as plantas, evitando pisar nos canteiros e os pais ensinando às crianças a importância de se cuidar daquilo que é de todos.

Se você pessoa física ou sua empresa quiser adotar um canteiro ou uma árvore entre em contato pelo Facebook do Mãos à Praça, com Júlia Marques.

Anúncios