Lixo fora de horário causa transtornos - Santa Tereza Tem
Logo

Lixo fora de horário causa transtornos

Lixo fora de horário causa transtornos em Santa Tereza

Destaque lixo fora de hora

Fotos: Júlia Marques / MAP – Mãos à Praça

Desde o dia 26 de janeiro, o serviço público de coleta de lixo domiciliar, que até então era prestado pela manhã em Belo Horizonte, passou a ser realizado durante a noite em muitos dos bairros da capital, entre eles Santa Tereza. A orientação da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) desde então é para que a população coloque seus resíduos nos locais de coleta a partir das 19h. O problema é que a recomendação não está sendo seguida por muitos moradores e o resultado do descumprimento são ruas com poluição visual, interferência negativa na qualidade do ar, mau cheiro e aumento do risco de doenças, devido à exposição de lixos durante todo o dia da coleta.

IMG-20160307-WA0001

Sacos de lixo bloqueiam e poluem passeios

A mudança de horário foi implantada para trazer mais qualidade de vida à cidade, já que impacta menos o trânsito no horário de pico e reduz o impacto visual. Para os garis também traz benefícios, pois nesse período a temperatura é mais agradável e ainda reduz o risco de acidentes de trabalho, já que não há trânsito de veículos. Porém, para que a estratégia funcione, é necessário que todos os usuários do serviço contribuam, descartando lixo somente no período noturno. Importante ressaltar que lixos expostos são ambientes propícios à proliferação de larvas do mosquito da Dengue, Zica e Chikungunya.

A moradora Júlia Marques, uma das fundadoras da iniciativa MAP – Mãos à Praça, que mobilizou a população local a cuidar da Praça Duque de Caxias, cartão postal do bairro, diariamente caminha com seu cão pelas manhãs e nota transtornos causados pela exposição indevida de lixos domésticos nas ruas e passeios. “Imagino que muitas pessoas ainda não entenderam ou não se adaptaram ao novo horário da coleta de lixo, mas é fundamental que o façam, para sentirmos os benefícios da mudança”, ressalta.

IMG-20160307-WA0006

Resíduos aumentam risco de doenças

Fique atento (a) e ajude a conscientizar os vizinhos a colocarem lixo na rua ou nos cestos de coleta somente depois das 19h. As fotos foram feitas nas ruas Eurita, Mármore e Hermilo Alves.

Reforçando a orientação da SLU: nos dias de coleta, o lixo, devidamente condicionado, deve ser colocado no passeio ou no cesto externo entre as 19h e 20h.

Mais informação pelo site: www.limpezadacidade.com.br ou pelo número 156.

Anúncios