Moradores impedem supressão de árvore em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Moradores impedem supressão de árvore em Santa Tereza

Moradores impedem supressão de árvore em Santa Tereza, que seria feita por engano

Castanheira Oligisto 2
Moradores se mobilizaram para defender a Castanheira, que seria derrubada por engano

O caminhão e a equipe da empreiteira Vale Verde Árvores e Jardins Ltda, terceirizada da Prefeitura de Belo Horizonte, chegaram por volta das 9h dessa sexta-feira, 19/2, e isolaram a área  para executar a supressão da Castanheira que fica na Rua Oligisto em frente ao número 99. Moradores do edifício Barão de Saramenha,  de frente à árvore, questionaram o motivo e exigiram laudo técnico que justificaria o procedimento. Para evitar o corte total da árvore, duas moradoras estacionaram seus carros bem próximos dela.

Castanheira Oligisto-Poda
Árvore recebeu poda parcial, até que fosse identificado o erro

O laudo só chegou cerca de uma hora depois, assinado pelo gerente Edson Rosa da Silva, da Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes da Regional Leste da Prefeitura (GERJAV-L). O documento indicava uma Castanheira localizada na Rua Oligisto, número 300, bairro Santa Tereza, com a seguinte recomendação: “Raiz lesionada empurrando o meio fio, causando quebra no passeio, interferindo na tubulação de água e estrutura do imóvel. Sugere-se a supressão”. No entanto, a Castanheira que seria suprimida está em frente ao número 99 da Rua Oligisto. O erro só foi notado às 11h, quando a equipe já havia entrado em acordo com os moradores para executar somente a poda da árvore. No meio do serviço, os profissionais receberam uma ligação telefônica da Regional que comandava a interrupção e, novamente questionados pelos moradores que acompanhavam a ação, revelaram o erro cometido na identificação da árvore.

Aída Lage, produtora cultural e DJ, foi uma das moradoras contrárias à supressão. “A Castanheira é a única árvore do quarteirão e é o que tem de mais bonito aqui. Ela cumpre todos os ciclos, troca folhas, dá frutos, recebe miquinhos e muitos pássaros, até de espécies raras como maritacas e saracuras. Eu estava saindo de casa para assistir uma aula hoje de manhã e decidi ficar para defender a árvore junto com meus vizinhos. Imagina se a gente não estivesse aqui ou não questionasse, iam derrubar uma árvore linda e saudável injustamente!”, ressalta a moradora.

DSCN9581
Laudo pede prioridade à localização da Rua Oligisto nº 300

Procurada pelo Portal Santa Tereza Tem, a Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes da Regional Leste confirmou o engano. “Realmente houve um erro da empreiteira. Hoje, no período da tarde um técnico irá ao local verificar o que foi feito e caso haja algum dano à arvore a empreiteira será notificada”, informou o gerente Edson Rosa.

Anúncios