O Mercado e Shakespeare - Santa Tereza Tem
Logo

O Mercado e Shakespeare

O Mercado e Shakespeare, To be or not to be, em Santa Tereza

Quem diria que as dúvidas do personagem de Shakespeare, To be or not to be, that is the question (Ser ou não ser, eis a questão), da peça “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, iria bater em Santa Tereza, quase 400 anos depois de escritas? E bateram, com a proposta da instalação de um teatro móvel do Globo Theatre, no Mercado Distrital.

mercado edwiges joão bosco gandarela

Edwiges Leal e João Bosco Queiros Foto: Eliza Peixoto

Nesta terça, 16, em reunião pública, a arquiteta, Edwiges Leal, representante do Instituto Gandarela, apresentou, para avaliação da comunidade de Santa Tereza e todos os envolvidos no processo de reabertura do Mercado, uma proposta de utilização da área externa, onde atualmente existe uma quadra, entre o Mercado e antiga Escola Estadual Pedro Américo.

Participaram do encontro, no Cine MIS Santa Tereza, coordenado pelo presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), além da representante do Instituto Gandarela, diretores da ACBST, integrantes do movimento Salve Santa Tereza, representantes da Fundação Municipal de Cultura e moradores do bairro para debater o projeto, que além da utilização de área externa do Mercado, prevê realização de melhorias no local.

A proposta se refere à instalação de um teatro removível, o Wooden O – Glob Theatre de Londres, a partir do mês de junho, para apresentações de espetáculos com obras de Shakespeare, em comemoração aos 400 anos da morte do mais popular dramaturgo britânico. A ideia também está ligada à realização das Olimpíadas, que apesar de ser sediada no Rio de Janeiro, terá a delegação e a diplomacia inglesas hospedadas e utilizando centros de treinamento em Belo Horizonte.

O teatro, feito de madeira, uma réplica desmontável em tamanho menor do que existe em Londres, ocupará uma área com o diâmetro de 22m², 15 metros de altura, com lugar para 490 pessoas, onde serão apresentados os espetáculos, realizadas oficinas e exposições.  Entretanto, para que isso ocorra serão necessárias reformas no Mercado, como conserto do telhado, reparação das redes elétrica e hidráulica, construção de banheiros, readequação de salas e limpeza. Estas reformas seriam custeadas pelo Instituto Gandarela, que conta com os patrocinadores das Olimpíadas, como os Correios, Petrobras, Bradesco e Samsung para este evento, que também está sendo realizado no Rio de Janeiro, no Campo do Santana.

Em contrapartida, caso o projeto 400 anos de Shakespeare venha para Santa Tereza, as melhorias que forem realizadas ficam como legado para o Mercado.

Dúvidas

publicoMuitas indagações foram feitas pelos participantes como o que tem Santa Tereza a ver com Shakespeare, os objetivos e o que é o Instituto Gandarela, o tempo de cessão do espaço, qual a forma jurídica mais adequada, se haveria corte de árvores, os impactos para a vizinhança, a compatibilidade desta proposta com o projeto Mercado Vivo. O projeto Mercado Vivo contem reivindicações da comunidade de Santa Tereza, como feiras de verduras e legumes, serviços (bancos e correio), praça comunitária, oficinas profissionalizantes, entre outras. Atualmente, o projeto está em processo de construção compartilhada entre a Fundação Municipal de Cultura, a Associação dos Moradores, o movimento Salve Santa Tereza, o Museu de Objetos Antigos e o Movimento Negro.

Algumas das dúvidas foram respondidas, como a não supressão ou qualquer interferência nas árvores e jardim, não interferência no projeto do Mercado Vivo, a gratuidade dos espetáculos, a possibilidade de uso do teatro por grupos locais, os propósitos do Instituto Gandarela e também sobre os seus patrocinadores.

Muitos dos presentes também viram na proposta, uma oportunidade de começar a reforma do Mercado, já que o Instituto Gandarela tem os recursos financeiros para fazer as primeiras readequações necessárias para a reabertura do espaço para a população e iniciar a implantação do projeto Mercado Vivo. Outros expressaram preocupação quanto à interferência do teatro pela sua altura na área do Mercado e por ser um elemento estrangeiro, já que a ideia é preservar a cultura local.

Abriu-se então um processo de diálogo, que irá continuar em outra reunião, na segunda feira, pela comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e prefeitura, que elaborarão em um documento sobre o que será possível ser feito. O Instituto Gandarela fará uma nova apresentação, mostrando de forma mais detalhada  e melhor visualização sobre como ficará o teatro na quadra,e assim a comunidade avaliar e deliberar sobre sua implantação ou não em Santa Tereza. Caso a instalação do projeto não seja aprovada em Santa Tereza, os promotores utilizarão a Barragem Santa Lúcia.

O documento e a nova apresentação mais detalhada do projeto serão apresentados para a decisão final em assembleia, que será aberta a todos os moradores, na terça-feira, dia 23 de fevereiro, às 19h, no Cine MIS Santa Tereza.

O debate está aberto: To be ou not to be.

 

Anúncios