Encontro Fraternidade e Vida - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro Fraternidade e Vida

Encontro Fraternidade e Vida, tradição na Praça Duque de Caxias com atividades para todas as faixas etárias

Há três anos, na Quarta Feira de Cinzas  a folia, os blocos de rua, o comércios dos ambulantes na Praça Duque de Caxias dão lugar ao Encontro Fraternidade e Vida, promovido pela Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha. Durante todo o dia, além das celebrações litúrgicas, que marcam o começo da quaresma, há atividades educativas e de lazer para a população.

frat e vida padre copy 2015

Padre Márcio Ribeiro, pároco de Santa Tereza Foto: Eliza Peixoto

O evento, que é gratuito e aberto à participação de todos, marca o lançamento da Campanha da Fraternidade da CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), que em 2016 terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).

O pároco de Santa Tereza, Padre Marcio Ribeiro de Sousa explica que “a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo forte de conversão em preparação para vivenciar o Mistério Pascal de Jesus, sua Paixão, Morte e Ressurreição. Com a imposição das cinzas, um gesto penitencial externo, somos todos convidados a uma experiência interna de reflexão, de tomada de consciência e mudança de mentalidade. As cinzas, símbolo da fragilidade e pequenez humana, é um apelo à conversão”.

A importância Encontro Fraternidade e Vida, de acordo com Padre Márcio “é a partilha de momentos de convivência, de encontro e oração, despertando também para a solidariedade e a fraternidade com expressões culturais e de promoção humana”.

Encontro Fraternidade e Vida

esta

Fraternidade e Vida 2015 Foto: Eliza Peixoto


Local: Praça Duque de Caxias
Data: 10 de fevereiro, quarta-feira
Horário: de 7h às 17h

Confira a programação

7h – Missa com imposição das cinzas (Igreja)

9h – Oração com as crianças

9h30 – Mini-mãos à praça – plantio de mudas de flores e árvores com as crianças

10h às 17h – Rua de lazer com brinquedos  para a meninada

10h30 – Festival de cantigas de capoeira.

10h  às 13h- Projeto Santa Leitura na Praça, que transforma o local em uma biblioteca a céu aberto com livros disponíveis para a leitura em diversos espaços

12h – Oração do Angelus

 15h – Terço da Misericórdia

18h – Terço Mariano (Igreja)

19h –  Missa com imposição das cinzas (Igreja)

Durante todo o dia

Recebimento de doações para a  Campanha  “Fraternidade e Vida” – Arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas (Quem puder deve levar os donativos para a Praça)

Veterinária Santa Tereza irá distribuir saquinhos para recolhimento de fezes dos cães nas ruas. Terá também bate-papo sobre a importância de não deixar as fezes espalhadas para a saúde dos animais e das pessoas.

Coleta de resíduos eletro-eletrônicos: Haverá um coletor para resíduos eletrônicos (baterias, teclados, telefones, computadores, mouses, entre outros, que entulham nossa casa e não sabemos como descartar de forma correta) em parceria com a BH Reciclo.

Saúde: Aferição de pressão, medição de glicose capilar e orientações de saúde por técnicos da Droga Raia

Sobre a Campanha da Fraternidade

A Campanha, que é coordenada pela CNBB e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), terá sua abertura na Arquidiocese de Belo Horizonte no sábado, dia 13 de fevereiro, às 14h, na Associação dos Moradores do Conjunto Ribeiro de Abreu (Rua Serra Geral, 70). Este ano a Campanha é ecumênica e discutirá a situação do saneamento básico em todo o país

O objetivo principal da Campanha da Fraternidade 2016 será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.  Buscar assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum, nossa cidade, nosso país, nossa Terra.

Objetivos específicos:

  1. Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;
  2. Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico;
  3. Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;
  4. Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico;
  5. Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico;
  6. Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto;
  7. Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado;
  8. Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.

 

 

Anúncios