Novidades no Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Novidades no Cine Santa Tereza

Reunião recebeu moradores, profissionais e estudantes de Cinema. Texto e fotos: Brígida Alvim

Na última quinta-feira (21/01) o Museu da Imagem e do Som (MIS) Cine Santa Tereza realizou mais uma reunião pública aberta à comunidade. O espaço recebeu cerca de 50 pessoas, dentre profissionais e estudantes de Cinema, gestores e analistas públicos da área de áudio-visual e moradores de Santa Tereza, todos interessados na reabertura do cine que teve seu auge na década de 1950 e será reaberto este ano.

Poltronas Cine Santa Tereza
Novas poltronas foram instalandas no Cine

Siomara Faria, chefe de departamento do Museu da Imagem e do Som, da Fundação Municipal de Cultura, e Ana Amélia Lage, gerente do Cine Santa Tereza, apresentaram os ambientes e algumas novidades, como a substituição de poltronas e a instalação do sistema de sonorização do cinema, que foram feitas essa semana. “Para concluir os ajustes necessários, faltam apenas duas obras, a de adaptação elétrica e a de tratamento de infiltrações, que serão iniciadas agora, com execução da Sudecap e previsão de dois meses”, explicou Ana Amélia.

Outra novidade, segundo as gestoras, é que os trâmites burocráticos para a abertura de licitação da Cafeteria do espaço já foram concluídos e dentro das próximas semanas a concorrência será aberta pela Prefeitura e divulgada pelo Diário Oficial do Município (DOM).

Comissão de acompanhamento

Ponto alto da reunião foi a discussão em torno de um modelo de Comissão que será formada por membros do poder público e da sociedade civil. “Visto que a reabertura do MIS Cine Santa Tereza é fruto de mobilização social, feita por meio do Orçamento Participativo da Regional Leste, e também atendendo a pedidos do Movimento Salve Santa Tereza, associações comunitárias e culturais do bairro, vamos eleger uma Comissão de acompanhamento, que não se constitui como Conselho Deliberativo, mas é fundamental para o bom funcionamento do espaço”, explicou Siomara Faria.

Reunião Cine Santa Tereza_publico
Modelo de comissão foi debatido entre os participantes

Tendo como referência o Plano Municipal, as gestoras apresentaram um modelo de Comissão, que foi ajustado para a realidade do Cine Santa Tereza, conforme sugestões dos participantes na reunião. Em suma, o texto diz que “a Comissão será composta por membros representantes do poder público (2), da comunidade do bairro Santa Tereza, da sociedade civil organizada, dos usuários do serviço e atividades da cultura, do Conselho Municipal de Política Cultural, do setor audiovisual e do Sistema Municipal de Museus, que terão poder consultivo e avaliativo sobre as ações e o funcionamento do MIS Cine Santa Tereza; Os objetivos desta Comissão serão propor, acompanhar e avaliar as diretrizes, atividades e serviços oferecidos pelo MIS Cine Santa Tereza, aperfeiçoando e fortalecendo a participação popular nas ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura através do equipamento.”

Os componentes da Comissão se tornarão agentes públicos municipais e cumprirão mandato de dois anos, sendo permitida uma reeleição.  Os membros serão eleitos por seus pares, em reunião pública, que será agendada novamente no Cine Santa Tereza. “Nosso objetivo é construir este espaço junto com moradores, usuários da cultura e produtores de audiovisual. Temos que pensar juntos a dinâmica de um cinema público, discutir e atender os interesses comuns. Nesse sentido, a reunião foi um primeiro passo muito importante para abrir a participação popular”, considera Siomara. Segundo a gestora, o MIS Cine Santa Tereza será aberto assim que forem concluídas as obras elétrica e de infiltração, com previsão para final de março ou início de abril. Acompanhe o Santa Tereza Tem e fique por dentro!

Anúncios