Túlio Araújo e convidados - Santa Tereza Tem
Logo

Túlio Araújo e convidados

Túlio Araújo e convidados em Santa Tereza, no projeto Jazz com Cachaça, no Clube Mineiro da Cachaça

jazz-com-cachaca-20151029-eflyer

O projeto “Jazz com Cachaça” é promovido pelo no Clube Mineiro da Cachaça e nesta quinta, apresenta o percussionista mineiro, Túlio Araújo, que traz como convidados um trio de ases da música:  Zé Namen (Teclado), Ivan Corrêa (Baixo) e Bernardo Fabris (Saxofone)

A cada semana, dentro do projeto, Túlio Araújo convida músicos e instrumentistas diferentes para formar triosquartetos e quintetos inusitados, que demonstram toda a versatilidade da cena Instrumental da capital mineira.

Túlio Araújo é um dos grandes pandeiristas brasileiros. Em 1999, iniciou sua carreira nos palcos tocando com bandas de forró, dando um “molho” especial às músicas com seu pandeiro suingado e marcado. Aventurou-se por outros caminhos, tocando sambas, funks, boleros e salsas, mas sempre mantendo sua “pegada” Nordestina, inspirada por mestres como Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva e Fúba de Taperoá.

Em 2005 aprofundou seus estudos com o cubano Santiago Reyther. Foram quatro anos de aprendizado até conseguir o seu primeiro diploma, pelo Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Estudou com percussionista Marcos Suzano, considerado o maior pandeirista do mundo em 2009. Com sua técnica apurada demonstra que o pandeiro, é realmente uma “bateria de bolso” e acompanhado por uma formação clássica de Jazz – Violão, Guitarra, Baixo, Piano, Teclado e Metais – começou a se apresentar na noite em bares, cafés, casas de shows e eventos.

Em 2011 foi selecionado para estudar na Bituca Universidade de Música Popular, em Barbacena, com grandes mestres como Ian Guest, Gilvan de Oliveira, Serginho Silva, Enéias Xavier, Felipe Moreira, Lincoln Cheib e Cléber Alves. Em seguida, foi aprovado no curso de Engenharia de Áudio e Produção Musical, ministrado pelo produtor e engenheiro Cesar Santos, na mesma instituição.

Apresentou em New York ao lado de Sergio Krakowski, referência mundial no Pandeiro. Na mesma cidade participou de shows com feras do jazz como Victor Wooten, Danis Chambers e Kenny Garret, em 2014. Este ano, voltou aos Estados Unidos, onde fez turnê pela Califórnia, ministrou workshops e masterclasses e shows com instrumentistas como, o pianista e maestro Marcos Silva, o violonista Ian Faquini, o saxofonista Harvey Wainapel e o baixista Scotty Thompson.  Já tem dois CD gravados, “Manguêra”, de 2012 e East, de 2014.

José Namen é pianista, regente, arranjador, compositor e diretor musical, José Namen é formado em Regência pela Escola de Música da UFMG. Foi aluno de César Guerra Peixe, David Machado, Artur Bosmanns e Afrânio Lacerda, entre outros grandes músicos.

Com Jacques Klein fez o curso de extensão “Interpretação Pianística”. Namen foi integrante e um dos fundadores do “Vera Cruz”, grupo instrumental de grande repercussão em Belo Horizonte nos anos 80, formado por José Namen (teclados), Juarez Moreira (guitarra), Yuri Popoff (baixo), Mauro Rodrigues (flauta) e Nenem (bateria). Já se apresentou ao lado de Beto Guedes, Toninho Horta, Nico Assunção, Nivaldo Ornelas, Tavinho Moura e Raul de Souza. Lançou dois discos individuais: “A Tempo” e “D’Aqui. 

Ivan Corrêa foi integrante do grupo mineiro Sagrado Coração da Terra, de Marcus Viana, tocou com o guitarrista Marco Antônio Araújo, Milton Nascimento, entre outros tantos nomes importantes da música brasileira e, mais recentemente com a dupla sertaneja Victor & Leo, da qual também foi produtor musical.

Bernardo Fabris, natural do Rio de Janeiro, é saxofonista, compositor, arranjador, professor e pesquisador de música. Doutor pela UNIRIO, mestre e bacharel em música pela UFMG, o instrumentista foi aluno de Dilson Florencio,Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Márcio Montarroyos, entre outros.   Fabris é colaborador da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e dos grupos Quinteto Dialeto e Happy Feet Jazz Band. Em seu currículo, apresentações com os renomados Maria Schneider, Naná Vasconcelos,  Reff Rupert, Mike Payton, Cléber Alves, Chico Amaral, Nivaldo Ornelas. O saxofonista foi premiado pelo prêmio BDMG Instrumental, em 2011, como melhor arranjador da edição. Atualmente,  é professor do departamento de música da Universidade Federal de Ouro Preto

Serviço
Jazz com cachaça: Túlio Araújo e convidados
Local: Clube Mineiro da Cachaça  – Rua Mármore, 373
Data e hora: 29 de outubro, 21h
Entrada: 10,00
Reservas: 31-2515.7149 e 9102.9405

Anúncios