Rua de Direitos - Santa Tereza Tem
Logo

Rua de Direitos

Rua de Direitos, um evento, que está acontecendo, hoje, 29, na Rua Conselheiro Rocha, que integra o program Rua de Respeito, visa garantir acesso das pessoas em situação de rua a serviços básicos

corte de cabelo
Várias atividades e atendimentos para as pessoas que vivem nas ruas

Hoje, dia 29 de setembro, o “Largo do Orlando” na Rua Conselheiro Rocha está recebendo um evento bem diferente da música, cinema ao ar livre, batuque, capoeira e carnaval. O local recebeu hoje a Rua de Direitos, uma intervenção, que visa resgatar a cidadania das pessoas em situação de rua, em Belo Horizonte. A ação faz parte do programa Rua de Respeito, lançado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPGM), o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O local escolhido para o lançamento do programa tem a ver com Fundação Caminho Verdade e Vida, com sede em Santa Tereza, cujos voluntários realizam um importante trabalho de reintegração social com os moradores de rua. Durante todo o dia, em torno de 400 pessoas em risco de rua, estão recebendo atendimentos médico, odontológico e psicológico, orientações jurídicas e previdenciárias, emissão de documento de identidade, elaboração de currículo de trabalho e cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine), entre outros serviços. Além disso, receberam alimentação e ainda há um palco com apresentações culturais.

carolina oliveira
Carolina Oliveira, presidente do Servas

Carolina Oliveira, presidente do Servas, comenta que “as pessoas estão em uma situação de rua transitória e precisam de um incentivo e uma oportunidade para sair dela. É isso que estamos buscando oferecer. Um caminho para que possam se reencontrar. Hoje é um dia importante de união de parceiros para promover o resgate de direitos e cidadania”.

O promotor de justiça da Coordenação de Inclusão e Mobilidade Social, Paulo César Vicente de Lima, explica que esta ação faz parte de um programa maior, o Rua de Respeito, que propõe o resgate da cidadania daqueles que perderam tudo, inclusive a dignidade. “As pessoas estão na rua não por que querem, mas por uma série de razões, como depressão, drogas, alcoolismo, perda do vínculo familiar. E dizer que eles não querem deixar a rua é uma inverdade. A grande maioria quer sim, só que não sabe como. Ir para os abrigos é complicado, pois, segundo dados da prefeitura, são 1827 moradores de rua e os abrigos existentes hoje, além de precários, contam com 700 vagas”. 

promotor paulo
Promotor Paulo Vicente Lima

O programa propõe, segundo o promotor, manter ações contínuas, que promovam o acesso desse público a direitos básicos de qualquer cidadão e projetos sociais e profissionalizantes que possibilitem a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Além disso, visa mobilizar a sociedade e os órgãos públicos para este fenômeno social e sua participação no resgate do direito e da dignidade desses cidadãos.

A vontade de sair da rua

Geraldo de Andrade, depois de perambular pelas ruas durante anos, mora hoje na República Fábio Alves, mantida pela prefeitura, no Carlos Prates. Com facilidade para se expressar, formado em técnico de eletrônica e profissional de manutenção de computadores, ele diz que pelos revezes da vida foi viver nas ruas, o que não é nada agradável.

A vontade de se reencontrar deu-lhe a ideia de criar, junto com outros companheiros e companheiras de rua, uma cooperativa,  a CoopMulti, que oferece serviços de construção civil. A cooperativa começa a gerar renda e trabalho para 28 pessoas egressas das ruas e só foi possível, segundo ele, por ter o apoio primeiro da Fundação Caminho Verdade e Vida e depois outros como do Servas, o Polo da Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais, o Ministério Público, AcellorMital, Sebrae, entre outros.

Parceiros da ação Rua de Direitos

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universo, Faculdades Arnaldo Janssen, Centro Universitário Newton Paiva, Faculdade de Minas Gerais (Famig), Faculdade de Minas (Faminas), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas), Faculdade Batista, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead), Faculdade Milton Campos, Polos de Cidadania, Pelas Ruas, Restaurante Bolão, Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Civil, Secretarias de Estado de Defesa Social, Desenvolvimento Social, e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Estado de Minas Gerais.

Anúncios