Caminhada em defesa da Mata do Planalto - Santa Tereza Tem
Logo

Caminhada em defesa da Mata do Planalto

Caminhada em defesa Mata do Planalto  será realizada neste sábado, 8 de agosto,  pelos moradores da região pela preservação da área

mata do planalto

Mata do Planalto

Os moradores da região Norte e ambientalistas estão engajados em um luta insana pela conservação da a última reserva verde do bairro, que corre o risco de ser derrubada para a construção de um condomínio de apartamentos.

A mata, santuário em meio ao asfalto e concreto, abriga 20 nascentes de água, que alimentam córregos, que desaguam no Rio das Velhas, e imensurável riqueza de fauna e flora,  na região norte da capital. O local, uma reserva com  300 mil m², também conhecido como “Mata do Maciel”, foi vendido à construtora Direciona.l que pretende construir um empreendimento com 16 prédios de 15 andares cada, com o total de 760 apartamentos e 1.016 vagas de garagens, ocupando uma área de 115.140,96m².

A luta para impedir o início das obras conta com apoio do Ministério Público, que recomendou à prefeitura que não aprove o empreendimento, devido aos impactos negativos que ocasionará, além da destruição de um pedaço do que restou da Mata Atlântica.  Desde março de 2014, os moradores do bairro Planalto  estão mobilizados e já fizeram diversas manifestações e audiências públicas.

No próximo dia 08 de agosto será realizada mais uma passeata, saindo da Igreja Cristo Operário até o Parque Municipal do Planalto, onde será dado um abraço simbólico na Mata.  Os defensores da reserva convidam a população da cidade a participar do movimento, pois o interesse não é só dos moradores da região, mas de toda Belo Horizonte, que vem cedendo os poucos espaços verdes que restam para a construção de arranha-céus.

A grande preocupação, segundo os organizadores do movimento, é que  qualquer momento a Licença de Operação pode ser concedida pelo Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) à empresa Direcional. Ainda não se sabe a data em que esse assunto entrará em pauta no Comam e, por isso, segundo eles, é preciso estar sempre movimento ativo.  

Como parte da luta, foi enviada uma carta ao Papa Francisco assinada junto a 35 associações de moradores, entidades ambientais e sociais, denunciando o descaso do poder Executivo Municipal com as áreas verdes, patrimônios e povos de ocupações e pedindo sua intercessão já que  o prefeito Marcio Lacerda esteve com  o papa e outros prefeitos do mundo, no dia 21 de julho deste ano.

Caminhada em defesa Mata do Planalto
Local: Saida da igreja Cristo Rei, à Av General Carlos Guedes, 527 Horário: 9h

Saiba mais na página do evento no Facebook

Anúncios