Espetáculo Olga, a Pulga - Santa Tereza Tem
Logo

Espetáculo Olga, a Pulga

Espetáculo Olga, a Pulga com a premiada atriz mineira,Tereza Gontijo é um bom programa infantil

olga a pul
Espetáculo Olga, a pulga com Tereza Gontijo

 A atriz Tereza Gontijo, de Belo Horizonte e residente em São Paulo, apresenta Olga, a Pulga, nos próximos dias 24, às 10h e 16h e dia 25, às 11h, no Sesc Palladium, dentro do projeto De Férias. Com entrada gratuita, o espetáculo tem direção de Anderson Spada e retrata a vida da Palhaça Guadalupe, moradora de rua que habita uma lata de lixo e concebe um espetáculo para ganhar uns trocados. No dia 25, Tereza Gontijo também dará a oficina De mentirinha: Jogos de faz-de-conta para pais e filhos, às 14h, no mesmo local.

Em Olga, a Pulga, a Palhaça Guadalupe, artista circense desempregada, resolve criar, com os recursos que foram jogados no lixo, um grande espetáculo com sua pulga amestrada, que anda na corda bamba. Dos elementos, como papelão, sacolas plásticas, um funil e uma trena, ao cenário e figurino, tudo representa a dura realidade de Guadalupe, domadora da estrela maior, Olga.

A peça mostra o cotidiano desta dupla, do despertar à procura por comida, da transformação do espaço à realização do número principal de Olga, único modo pelo qual ainda podem tentar ganhar a vida. A cena se passa numa esquina de rua, onde não há nada além da própria lixeira, o lixo depositado, um muro, alguns caixotes e um poste de luz. Cenário que se transforma no momento da apresentação, por meio da atmosfera lúdica criada por Guadalupe.

O momento grandioso do espetáculo é o show realizado por Olga, quando, além de andar pela corda bamba, é lançada em uma catapulta e caminha pelo “trampolim da morte”, com o público sendo convocado para participar. Do começo ao final surpreendente, a plateia fica totalmente cativa.

Espetáculo Olga, a Pulga 

Olga, a Pulga é um espetáculo solo da Palhaça Guadalupe, concebido e escrito por Tereza Gontijo, atriz e palhaça com 17 anos de trajetória artística. Começou sua carreira em Belo Horizonte e reside em São Paulo desde 2010, onde atua na ONG Doutores da Alegria, Cia. Vagalum Tum Tum e Jogando no Quintal. Em 2011, recebeu os prêmios FENSA como Atriz Revelação e o APCA de Melhor Elenco, ambos pela peça O Bobo do Rei, da Companhia Vagalum Tum Tum. 

A direção é de Anderson Spada, ator e palhaço que atua na ONG Doutores da Alegria, Cia. Vagalum Tum Tum e Trupe Irmãos Atada. O figurino é assinado por Christiane Galvan, o cenário por Bira Nogueira e Estevão Machado, que também é responsável pelo projeto gráfico. A pesquisa para trilha sonora é de Tereza Gontijo.

A palhaça-mulher 

O palhaço tem uma história peculiar. Sua origem encontra as feiras da Idade Média, na Commedia dell’arte e nos castelos, com a figura do bobo da corte, tendo sido incorporado ao espetáculo circense muito tempo depois. 

Atualmente, com o declínio do circo tradicional, o palhaço mantém sua expressão autônoma e universal em espetáculos teatrais ou espaços alternativos. Não se pode precisar se essa linguagem cênica pertence mais a um ou outro segmento, se ao circo ou ao teatro. Seja como for, segue sendo sempre uma expressão de infinita riqueza e versatilidade, acessível a todos os públicos e idades.

Nesse contexto, a mulher-palhaça enfrentou uma dificuldade particular. Ter uma palhaça, com “A” maiúsculo, em um espetáculo tradicional circense, era coisa que não existia. Para participar das encenações, as palhaças precisavam se vestir como homens e atuar como tal. A efetivação da mulher-palhaça como um tipo cômico se deu no final do século 20 e sua presença nas artes cênicas vem se fortalecendo, conquistando espaço e criando uma linguagem única, sensível e fascinante.

SERVIÇO:

Espetáculo Olga, a Pulga
Palhaça Guadalupe
Dia 24 de julho, às 10h e às 16h
Dia 25, às 11h
Classificação: Livre
Foyer do Sesc Palladium (entrada pela Avenida Augusto de Lima)
Entrada gratuita

Oficina De Mentirinha: Jogos de Faz de Conta para Pais e Filhos
Tereza Gontijo
Dia 25 de julho, às 14h
Classificação: 5 anos
Inscrição gratuita pelo e-mail [email protected].
Vagas limitadas
Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte – (31) 3214-5350

 Teaser do espetáculo

Anúncios