Orquestra Sinfônica de Betim busca ajuda - Santa Tereza Tem
Logo

Orquestra Sinfônica de Betim busca ajuda

Orquestra Sinfônica de Betim busca ajuda para adquirir instrumentos

orquestra betimConcertoDidBetim1
Apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim

A Orquestra Sinfônica de Betim é composta por 64 jovens músicos e regida pelo maestro Márcio Miranda Pontes (regente titular e diretor artístico). Para continuar seus ensaios e preparar melhor seus integrantes, está sendo realizada uma campanha de financiamento coletivo no site (https://www.juntos.com.vc/pt/sabrabrasil) para compra dos instrumentos, que estão faltando. Com os recursos obtidos pela campanha serão adquiridos instrumentos como flautim, bumbo sinfônico, tuba sinfônica, pratos, caixa clara e corne inglês, entre outros. Também está prevista a compra de acessórios e equipamentos, como estantes e sistema de som.

Hoje a orquestra utiliza instrumentos de percussão e acessórios cedidos de fanfarra escolar pela Escola Municipal Antônio D’Assis Martins. “Precisamos de instrumentos sinfônicos”, explica o dirigente da orquestra.

 Além de proporcionar melhor performance da orquestra, os novos instrumentos vão garantir a qualidade de um projeto que dá aos alunos a perspectiva de ter uma renda estável mensal, enquanto se aprimoram musicalmente. De maneira geral, lembra Márcio Miranda, alunos de música que estão na faculdade não tem essa garantia de renda mensal, dependem de cachês de apresentações. No caso da Orquestra Sinfônica de Betim, os estudantes têm uma bolsa de incentivo que varia entre R$ 550 e R$ 950, por meio de financiamento do Instituto Unimed BH, obtido através da Lei Rouanet.

Outro diferencial do projeto é que os alunos recebem treinamento diretamente de profissionais que trabalham na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ou no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. “Trata-se de um ensino profissionalizante”, destaca o maestro, lembrando ainda que este treinamento certamente contará pontos, quando estes alunos tentarem um concurso para ingresso em uma orquestra profissional.

  “Os integrantes da Orquestra Sinfônica de Betim precisam de incentivo financeiro para que possam se manter e estudar, além da  ajuda dos profissionais, que  é fundamental no complemento do aprendizado e carreira”, assegura Márcio Miranda.

O público só tem a ganhar. A orquestra se apresenta em concertos didáticos – 60 mil pessoas já assistiram e estão previstas apresentações para mais de 29 mil crianças de escolas municipais de Betim. Com isso, os espectadores despertam o ouvido musical e alguns até se interessam em seguir a carreira. Os concertos didáticos são apresentados a cada sexta-feira no Parque de Exposições de Betim. No próximo dia 28, a orquestra se apresenta na Casa de Cultura de Betim, às 10h30. 

orquestra sinfo de beti3
Orquestra Sinfônica de Betim

Saiba mais no Facebook da Orquestra

Anúncios