Valeu, Alan! Valeu, Tó! - Santa Tereza Tem
Logo

Valeu, Alan! Valeu, Tó!

Valeu, Alan! Valeu, Tó!  Bloco dos Pescadores homenageia a memória de Alan Vinícius e de Tó

bar orlando 1 copy

Muitas pessoas se uniram, neste sábado, para cantar e recordar Alan Vinicius, um dos fundadores do Bloco dos Pescadores. O encontro foi na Praça Ernesto Tassini, no antigo Bar dos Pescadores – mais conhecido como Bar do seu Orlando. Além dos amigos dos homenageados, vários músicos compareceram ao “reduto de artistas”, como chamou Hernany Mendes.

Hernani
Hernany Mendes.

Hernany junto com Alan foi fundador do bloco, que, no carnaval, concentra mais não sai, ficando parado na Praça Ernesto Tassini. Ele conta que o Bloco dos Pescadores surgiu em 2012. O grupo é composto por várias pessoas, cada uma com uma função diferente, como cuidar dos figurinos, da música ou da articulação da agremiação.

Alan, que também era artesão, foi presidente da Associação da Feira Hippie e um dos seus desejos era implantar na Praça Ernesto Tassini uma pequena feira de artesanato.

rubia

Outra figura lembrada foi Ezequiel, ou simplesmente, Tó. Com carinho seus conhecidos falaram do legado do samba, comida e alegria que ele deixou para o pessoal que frequenta o Bar do seu Orlando. A artesã Rúbia Brasileiro lembrou que ele usava uma antiga garrafa de Fanta, de vidro, para fazer um reco-reco improvisado. “Também com um fogão, montado na hora, o Tó fazia uma comidinha bacana pra dividir com quem quisesse. O samba e a panelada começaram no bar do Orlando com o Tó”, lembra ela.

gabriel guedes
Gabriel Guedes

O músico Gabriel Guedes marcou presença com sua cítara indiana, a guitarra-baixo construída por ele e, é claro, com sua alegria. Ele se lembra com carinho de Alan, e tocou desde rock até Beethoven, em seu famoso piano, que o músico leva para onde vai. E não faltou a execução da Ave Maria de Gognoud, às 18h, acompanhado de violão, pandeiro e cavaquinho. Mais tarde o Bloco dos Pescadores animou a galera com samba e o Pereira, o da Viola, também morador de Santa Tereza, deu o tom especial à festa.

Alan e Tó foram duas pessoas que, de formas diferentes, fizeram a diferença em Santa Tereza. Eles sempre conseguiam deixar as tardes, as noites, e as situações, no geral, ficarem mais divertidas na Praça Ernesto Tassini, a antiga Praça dos Pescadores.

Valeu, Alan! Valeu, Tó!

Bar do seu Orlando e Bloco dos Pescadores 

bloco pescadores 1
Bloco dos Pescadores

O Bar dos Pescadores já existe desde a década de 1920, mas só passou para as mãos do Orlando há pouco mais de trinta anos – quando o bar teve o nome mudado pelos frequentadores, para Bar do seu Orlando. O nome “dos pescadores” era porque as pessoas passavam pelo bar para comprar material de pesca, antes de ir para o Córrego Cardoso.

O nome do bloco vem dessa mesma história, como uma homenagem. O grupo se reúne toda segunda-feira, a partir das oito horas da noite. No Carnaval, o bloco também marca sua presença na Praça Ernesto Tassini. No total, o grupo faz quatro eventos maiores por ano, sempre homenageando uma figura de importância no meio cultural. Sempre no mesmo lugar, lá no Bar do seu Orlando.

Texto: Marina Cristeli
Fotos: Eliza Peixoto

Veja mais fotos em nosso álbum no Facebook Homenagem a Alan e Tó

Anúncios