No domingo, BH Encrespa Geral - Santa Tereza Tem
Logo

No domingo, BH Encrespa Geral

No domingo, BH Encrespa Geral, com evento que visa a inspirar a busca da autoaceitação e a valorização da autoestima  de quem tem cabelos crespos  

Evento realizado em 2014 Iso Grafê Fotografia

Evento realizado em 2014. Fotos: Iso Grafê Fotografia

Nesse domingo, dia 17 de maio, o Uai Shopping sedia a quarta edição do Encrespa Geral BH, evento que evidencia e valoriza os cabelos crespos e cacheados. Trata-se de um projeto de ação social, com objetivo de inspirar o uso do cabelo natural em qualquer idade. 

A 4ª edição do evento acontece em 18 cidades brasileiras – Ipatinga, Manaus, Campo Grande, Viçosa, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Maceió, Feira de Santana, Juazeiro, São Paulo, Vitória, Brasília, Recife, Natal, Fortaleza, Joinville, Salvador. E, ainda, em cidades de outros quatro países: Londres (Inglaterra), Melbourne (Austrália), Luanda (Angola) e Dublin (Irlanda).  

“Com o objetivo de valorizar a estética negra em uma sociedade em que as escovas progressivas e definitivas dominam o mercado de beleza, o Encrespa Geral inspira e apoia quem faz o caminho inverso, quem torna crespos os cabelos um dia quimicamente tratados. Muito mais do que moda, é uma filosofia de vida, um processo de autoaceitação”, explica Elissandra Flávia, mais conhecida como Sandrinha, que é uma das produtoras do evento. 

Ainda segundo as organizadoras: “O Encrespa Geral é um evento corpóreo, estético e identitário e, por isso estimula o público a refletir um pouco mais sobre a complexidade e os conflitos da identidade negra. É uma formulação de uma proposta de intervenção estética que postula o direito à beleza do povo negro”.

Programação ampla

Encrespa Geral 2014, foto de Iso Grafê Fotografia

Evento estimula a autoaceitação e valorização da autoestima

A programação inclui atrações culturais, oficinas de turbantes, palestras e depoimentos de pessoas que retratam suas experiências ao assumirem os cabelos como parte de sua identidade. Há também espaço reservado para Moda, Cuidados com a Beleza e Literatura afro-brasileira, com estandes de afroempreendedores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

O espaço infantil, chamado de “Encrespa Kids”, recebe a convidada Carolina Monteiro que, com apenas oito anos de idade, se destaca na internet com vídeos que incentivam o uso do cabelo natural. Carolina mora em Divinópolis, já participou de vários programas de TV e é destaque em jornais de circulação nacional. 

 As atrações programadas são: 

Carolina Monteiro_Arquivo Pessoal

Carolina Monteiro é uma das convidadas

· Dj Mestre Lau  –  repertório de Black Music 

· Grupo Black Up Music – música instrumental para recepção

· Palestrante Denilson Tourinho – Tema,“Cabelo e Identidade” 

· Encrespa Kids – Atividades educativas para as crianças – Coordenação equipe Casarão das Artes 

· Big Chop ao vivo (corte de cabelo que retira toda a química capilar), com a cabeleireira Danny Sousa

· Antes e depois – Fotos de pessoas que passaram pela transição

· Pocket Show com o grupo Samba na Roda da Saia

· Pocket Show – Marvin Pires e Delatorvi

· Depoimento – Patrícia Santos, mãe da menina Carolina Monteiro. Tema: A importância de se construir uma autoestima sólida na infância

· Depoimento – Resistência contra o racismo 

· Depoimento – Iara Viana – Tema: Meu Black Power é a minha identidade, não a sua fantasia de carnaval

· Depoimento aberto ao público 

· Workshop de Turbante  

Festival de Arte Negra (FAN)

O Encrespa Geral BH integra a Temporada FAN 2015, uma série de eventos relacionados com o Festival de Arte Negra – FAN, realizada de maio até a véspera do evento, que acontece em novembro. A iniciativa da Temporada FAN visa incorporar, em regime de parceria, as manifestações de matriz africana desenvolvidas pelos diversos atores da cidade. 

O FAN 2015 será de 26 a 30 de novembro, com o tema “Encontros”, em que a programação se baseia em três eixos principais. O primeiro eixo, o das apresentações artísticas, buscará oferecer à cidade uma programação diversificada e distribuída pelas diferentes regionais, com artistas locais, nacionais e internacionais. O eixo da formação e intercâmbio oferecerá cursos, oficinas, bate-papos entre artistas locais e convidados, com uma vigorosa tendência para contemplar estudantes, professores, pesquisadores, além dos demais interessados. Ainda dentro desse eixo, acontecerão ações voltadas para a reflexão e registro da memória do festival. Por último, o eixo das Atividades Especiais apresenta o Ojá como a grande ação focada na economia criativa. Estão previstas, também, algumas Rodadas para refletir sobre a realização dos festivais de Arte Negra no Brasil e a produção criativa.  

Serviço
Evento: Encrespa Geral
Data: 17 de maio, Domingo
Horário: 11 às 14:30
Local: Shopping Uai – Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro (próximo à rodoviária), Belo Horizonte
Classificação: livre
Entrada: Gratuita
Informações para o público: Elissandra Flávia 31 – 9315-2496

Anúncios