Bairro Santa Tereza, o tradicional reduto da boêmia mineira - Santa Tereza Tem
Logo

Bairro Santa Tereza, o tradicional reduto da boêmia mineira

Bairro Santa Tereza, o tradicional reduto da boêmia mineira

viaduto

Santa Tereza é certamente um dos bairros mais tradicionais e boêmios de Belo Horizonte. Localizado na região leste, foi ocupado principalmente por imigrantes italianos, graças ao Centro de Imigração da Capital, responsável por acolher e regularizar a situação de estrangeiros. O bairro já recebeu vários nomes, tais como Colônia Américo Werneck, Bairro da Imigração, Alto do Matadouro, Bairro do Quartel e Fundos da Floresta. E somente em 1928 foi finalmente batizado com seu nome atual em homenagem à Igreja da região.

santatere

Em razão de suas inúmeras construções antigas, o bairro foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Porém sua riqueza não se limita a sua arquitetura. Santa Tereza ganhou fama pela efervescência cultural, por ser reduto de bares, casas de serestas e restaurantes.  O bairro ainda é palco de grandes eventos na Praça Duque de Caxias, com amplo espaço, muito verde e área para exercícios, o local atrai pessoas de todas as idades e é muito familiar. Durante o ano ainda abriga diversos shows, cinemas ao ar livre, festivais e um dos melhores carnavais da Belo Horizonte.

A região sempre foi frequentada especialmente por artistas. Destes encontros surgiram muitas bandas e artistas famosos como, 14 Bis, Skank, Sepultura e o Clube da Esquina, um dos maiores movimentos musicais da MPB. O estilo tipicamente mineiro, surgiu com os cantores Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, dentre outros, que se reuniam no cruzamento das ruas Divinópolis com Paraisópolis. Suas música são sucessos que marcam gerações até hoje.

Um dos pontos mais famosos do Santa Tereza é o Bolão, ativo desde 1961, é o bar mais premiado como Fim de Noite pela revista Veja BH. Nas paredes do Bolão, há uma verdadeira coleção de relógios pendurados, a maioria são presentes de clientes, muitos deles famosos, que frequentavam o espaço antes da fama. Dizem que a música Saideira do Skank foi em sua homenagem. Durante as madrugadas o estabelecimento fica lotado de jovens famintos após saírem de eventos em toda cidade. O Espaguete à Bolonhesa e o Rochedão, um prato simples, composto de arroz, feijão, batata, bife e ovo são os principais pratos da casa.

Para quem não dispensa uma pizza, a sugestão é a Parada do Cardoso. Inaugurada em 1997, a pizzaria é uma homenagem a uma parada de trem que ficou conhecida pelo nome de um maquinista muito querido pelos passageiros.  A estação não existe mais, entretanto, quem frequenta a pizzaria pode ouvir o barulho dos trens de carga passando nos trilhos, que ficam a poucos metros do local. Sempre lotada, é frequentada por vários grupos artísticos como o Grupo Corpo, Galpão, Giramundo e Cia. de Teatro Luna Lunera.

Outro ponto de destaque é o Bar do Orlando, o mais antigo da cidade.  O estabelecimento foi aberto em 1919 como uma loja de artigos de pesca, quando ainda podia-se tirar peixes do Rio Arrudas, ali perto. Hoje o bar vende alguns artigos de mercearia e funciona sem garçom. Na casa os próprios fregueses se servem. Simplicidade, cerveja gelada e tira-gostos são a regra. O petisco mais famoso é o torresmo frito. À frente do bar há mais de 30 anos, seu Orlando conhece muitos dos clientes pelo nome.

914111_499498036822220_4128927823526619213_o 10005994_637130199725669_7111303433594360680_o

Engane-se quem pensa que a fama de Santa Tereza vem somente de seu passado. Se os jovens, assim como seus pais, são frequentadores assíduos, isto se deve a uma enorme variedade de opções. Entre botecos e restaurantes, caldos e creperias, locais premiados e desconhecidos, tradicionais e novos. Santê é capaz de atender a todos os gostos, o tornando um dos bairros mais animados da cidade.

Recebemos de Natália Prado, esta homenagem ao Santa Tereza, publicado por ela no blog
PerfilBHZ, que transcrevemos abaixo. Agradecemos pela colaboração.

Anúncios