Conviva bem com a diferença - Santa Tereza Tem
Logo

Conviva bem com a diferença

Humaniza Redes_nConviva bem com a diferença, seguindo dicas de como interagir com pessoas com deficiência física. O princípio é a empatia, pois conhecendo mais sobre as necessidades e expectativas do outro é mais fácil agir de forma gentil e solidária.

O Humaniza Redes – Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet – é quem dá as dicas, que aqui reproduzimos. Elas são simples e fáceis de por em prática, veja quais são:

1 – Pergunte se a pessoa necessita de ajuda e de que forma você pode ajudá-la.

2 – Ao caminhar com uma pessoa que usa muletas, respeite o ritmo de seu andar e mantenha-se próximo, porém fora do caminho. No ônibus, posicione-se atrás da pessoa para subir e na sua frente para descer as escadas. Ao guardar as muletas, procure deixá-las ao alcance de seu usuário.

3 – A cadeira de rodas é percebida pelo usuário como extensão de seu corpo. Evite apoiar-se na cadeira para não dificultar os movimentos. 

4 – Ao conversar com uma pessoa na cadeira de rodas, sente-se de modo a ficar na mesma altura do seu olhar.

5 – Não use as vagas de automóveis destinadas às pessoas com deficiência física. Ao estacionar ao lado de uma vaga reservada, deixe espaço suficiente para que a porta do outro automóvel possa ser aberta. Não estacione em frente a rampas ou em locais reservados para pessoas com deficiência.

Saiba mais sobre o Humaniza Redes, canal que recebe denúncias e oferece apoio à vítimas de violações vividas por meio da internet: Site Humaniza Redes

Anúncios