Partituras de Ernesto Nazareth para download gratuito - Santa Tereza Tem
Logo

Partituras de Ernesto Nazareth para download gratuito

Partituras de Ernesto Nazareth para download gratuito foram disponibilizadas para os usuários pelo Instituto Moreira Sales

Casa Di Franco - São Paulo, 1926, onde Nazareth era encontrado com frequência tocando piano. Coleção Luiz Antonio de Almeida.

Casa Di Franco – São Paulo, 1926, onde Nazareth era encontrado com frequência tocando piano. Coleção Luiz Antonio de Almeida.

Partitura de Ernesto Nazareth para download gratuito já estão disponibilizadas para os músicos, profissionais ou amadores, que curtem o chorinho e as composições do músico carioca, que nasceu em 1863 e morreu em 1934.  Deixou 211 peças completas para piano. Suas obras mais conhecidas são: “Apanhei-te, cavaquinho”, “Ameno Resedá” (polcas), “Confidências”, “Coração que sente”, “Expansiva”, “Turbilhão de beijos” (valsas), “Odeon“, “Fon-fon”, “Escorregando”, “Brejeiro” e “Bambino”, entre outras.

O Instituto Moreira Salles (IMS), guardião do acervo do músico, o disponibiliza pela primeira vez ao público, para download gratuito, as partituras editoradas de 18 obras do compositor, entre elas os clássicos Odeon e Apanhei-Te Cavaquinho. Os arranjos, para dois pianos, são de outro grande nome da música brasileira, o gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988).

O IMS também é responsável pela criação e manutenção do site Ernesto Nazareth 150 anos, que busca difundir a obra do compositor, que Heitor Villa-Lobos definiu como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”. Contemporâneo do surgimento da música popular urbana, do grande sucesso da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro, Nazareth ainda tem boa parte de suas mais de 200 obras pouco conhecida do público e dos próprios músicos.

De acordo com o coordenador do site, Alexandre Dias, as músicas de Ernesto Nazareth são “potencializadas e elevadas a novos patamares”, com os arranjos de Radamés. “São arranjos que representam o que há de melhor em termos de escrita pianística, equilibrando os pianos de maneira excepcional”, ressalta Dias.

Pianista virtuoso e compositor com uma obra que trafegava entre o popular e o erudito, Radamés Gnatalli integrou o elenco da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de 1936 até a década de 60. Depois, foi contratado pelas TVs Excelsior e Globo. Ao longo dessas décadas de intenso trabalho, chegava a fazer nove arranjos por semana, em geral para a orquestra regida por ele.

As partituras estão disponíveis para download no site Ernesto Nazareth 150 anos.

Fonte: Agência Brasil

 

Anúncios