Vagas para músicos na Orquestra Filarmônica - Santa Tereza Tem
Logo

Vagas para músicos na Orquestra Filarmônica

Vagas para músicos na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Inscrições para audições abertas.

mus orquestra filaVagas para  músicos  na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais:  violino (seção) e fagote/contrafagote (seção). Podem se candidatar músicos de todo o Brasil,nos dias 1º de abril a 15 de maio e as audições acontecem nos dias 24 e 30 de maio, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Serão aceitas inscrições apenas de candidatos brasileiros ou naturalizados.  Os interessados devem consultar o edital de audições no site www.filarmonica.art.br.

Seleção

As inscrições podem ser feitas por e-mail ou pelos Correios, para os endereços informados no edital. Os candidatos serão avaliados por bancas examinadoras sob o comando do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. 

A contratação obedece à CLT, e a remuneração é de R$ 8.079,76, além de benefícios como plano de saúde, seguro de vida em grupo, seguro de instrumento,  vale-transporte e vale-alimentação. O edital completo pode ser acessado no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br/audicoes), onde os candidatos também têm acesso aos repertórios exigidos nas audições. Há, ainda, o telefone (31) 3245-0675 e o e-mail audicao@filarmonica.art.br,  disponíveis para informações.

<h2class=”ecxMsoNormal”>Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Hoje em sua sede própria, a Sala Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica foi criada em 2008, com o intuito de inserir Minas nos circuitos nacional e internacional da música orquestral. Formada por 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas e Oceania e sob a direção artística e regência titular do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra rapidamente alcançou reconhecimento do público e da crítica especializada. Administrada pelo Instituto Cultural Filarmônica, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Filarmônica pauta seu trabalho pela excelência artística e vigorosa programação.

Em 2015 serão 90 concertos, dos quais 57 contam com nomes do cenário mundial como Martin Grubinger, Liza Ferschtman, Leo Gandelman, Elissa Lee Koljonen. Voltam a se apresentar com a Filarmônica Augustin Hadelich, Lilya Zilberstein, Pascal Rogé, Daniel Binelli e Daniel Müller-Schott, além dos brasileiros Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Paulo Szot e Cristina Ortiz. Neste ano serão celebrados os cento e cinquenta anos de nascimento de Sibelius, Dukas e Nielsen e o centenário da morte de Scriabin.

Iniciando seu oitavo ano de vida, a Filarmônica já conta com mais de 500 concertos para um público total de quase 600 mil pessoas, das quais 48,9% participaram gratuitamente, além da criação de 36 mil oportunidades de trabalho indireto. Dentre suas ações de democratização do acesso foram realizadas 69 Turnês Estaduais, alcançando um público de 149.304 pessoas. Os concertos Clássicos na Praça, por sua vez, mobilizaram 82.737 pessoas em 26 apresentações. Mais de 60 mil estudantes e trabalhadores tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre obras orquestrais, contexto histórico musical e os instrumentos de uma orquestra, participando de concertos destinados à educação e formação de público. Em sua primeira turnê internacional, realizada em 2012, a Filarmônica tocou para 6.658 pessoas em  apresentações nos míticos teatros Solís, de Montevideo (Uruguai),  Colón, de Buenos Aires, além dos teatros de Rosário e Córdoba, na Argentina. Como ações de estímulo à música, a Filarmônica promove o Festival Tinta Fresca, destinado a compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade pioneira no Brasil, que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros.

Ainda este ano, o público terá a oportunidade de conhecer a trilha sonora criada pelo músico Marco Antônio Guimarães (Uakti) e gravada pela Filarmônica para o novo espetáculo do Grupo Corpo. Outra parceria com um grupo mineiro foi o conto musical Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, realizado em 2014 com o Giramundo Teatro de Bonecos. A partir de 2013, a Filarmônica passou a gravar comercialmente. Em seu primeiro CD, a Nona Sinfonia de Schubert. Com o selo Naxos, três discos com obras de Villa-Lobos.

Sua constante preocupação com a qualidade foi reconhecida por importantes premiações: em 2012 recebeu o Prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira; em 2010 foi eleita como melhor grupo musical erudito do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); e seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, recebeu o Prêmio Carlos Gomes em 2009 como melhor regente brasileiro.

 

 

Anúncios