Santa Tereza defende meio ambiente - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza defende meio ambiente

Santa Tereza defende meio ambiente, fazendo piquenique na praça, como parte das ações do Ocupa BH!

DSCN8070_c1

Na Praça Duque de Caxias, a turma realizou um agradável piquenique

Em uma agradável manhã de sábado (14/03), dezenas de pessoas se reuniram na Praça Duque de Caxias para um piquenique.

Nem todos se conheciam, mas formaram ali uma corrente de mobilização e solidariedade, ao compartilharem lanches, cuidados e brincadeiras com as crianças, e debaterem a preservação do meio ambiente, a valorização dos espaços públicos e o futuro da cidade.

O piquenique foi organizado pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) e o movimento Salve Santa Tereza, dentro do conjunto de ações “Ocupa BH! Contra a redução de parques, praças e áreas verdes de Belo Horizonte”. Proposto pela Rede Verde, a iniciativa visa a sensibilizar a população para a importância desses espaços no cotidiano de quem vive na cidade e pedir a retirada da proposta de emenda da Lei Orgânica (PELO 07), feita pelo prefeito Márcio Lacerda e levada para avaliação da Câmara dos Vereadores no fim do ano passado. Se aprovada pela casa, a emenda regulamentaria a utilização de até 15% de todos os parques, praças e áreas verdes de BH para fins de instalação de equipamentos de saúde, educação e assistência social, tais como escolas, hospitais e postos de saúde.

Crianças se divertiram com brincadeiras e palhaçadas

Crianças se divertiram com brincadeiras, artes e palhaçadas

Clair Benfica, o Izinho, membro da ACBST e do movimento Salve Santa Tereza, conta que um primeiro impacto da mobilização já foi sentido na última quinta-feira, quando o prefeito Márcio Lacerda retirou a proposta da Câmara dos Vereadores. Mas ele pondera: “Se por um lado pode parecer uma conquista, por outro é um sinal de alerta, porque a prefeitura já indicou que fará uma nova redação e voltará com a proposta, recomendando que a construção nos espaços seja analisada caso a caso, ouvindo os interesses das comunidades. O problema é que dos 72 parques da cidade, pelo menos 60 estão sem condições de uso, o que levará a população a ser favorável à instalação de edificações nessas áreas. Portanto, o que queremos é que o prefeito retire totalmente a proposta, que está na contramão das iniciativas de preservação de áreas verdes e de recursos naturais como a água. A crise hídrica que vivemos atualmente é consequência da falta de prioridade dos órgãos públicos à preservação do meio ambiente”.

Manhã movimentada

Durante o piquenique que começou às 9h e se estendeu ao horário de almoço, diversas pessoas se assentaram nos forros e cangas estendidos no chão sob a sombra das árvores, compartilharam lanches, conversaram, tiraram fotos com cartazes da campanha e ficaram bem à vontade. As crianças ainda desenharam, coloriram e assistiram à apresentação do palhaço Torresmo, interpretado pelo ator João Bosco Alves Queiroz, presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza. Vários canais de imprensa passaram para conferir e registrar a iniciativa.

Caio e Brenda reforçaram a campanha contra a redução de áreas naturais

Caio e Brenda reforçaram a campanha contra a redução de áreas naturais

Os amigos Caio Nepomuceno e Brenda da Costa, estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram à Praça para o piquenique e opinaram a favor da iniciativa. “Se a prefeitura quer construir mais equipamentos público-privados na cidade, tudo bem, mas que faça isso em terrenos vazios, que são muitos. Não achamos correto esse tipo de instalação nos parques e praças, que já vêm sofrendo degradação por falta de cuidado e são espaços fundamentais na vida das pessoas”, argumenta Caio, nascido em Montes Claros e morador de Santa Tereza há um mês.

“É claro que a gente precisa de hospitais e escolas, mas também precisa de áreas verdes. Considerando que a cidade está a cada dia mais impessoal, espaços como esses, que dão lugar aos encontros, às conversas, ao lazer, e que nos permitem o contato com a natureza, merecem e precisam ser preservados!”, complementa Brenda, nascida em Viçosa e moradora do bairro Buritis. Na universidade, os dois participam do Indisciplinar, grupo de pesquisa voltado para questões de urbanismo e que apoia a Rede Verde – movimento que levanta a bandeira da preservação de áreas verdes em Belo Horizonte e propôs o conjunto de ações Ocupa BH!

Luciana e o filho Rafael, participantes da iniciativa

Luciana e o filho Rafael, participantes da iniciativa

Luciana Simões Coelho foi com o marido Alessandro e o filho Rafael, de 4 anos, aderir à campanha. “Nós somos totalmente contra a redução de parques, praças e áreas verdes da cidade. Ao contrário disso, o que precisamos é que a prefeitura melhore os espaços públicos existentes, amplie e zele pela qualidade deles. Ao mesmo tempo, acredito que nós, moradores, devemos passar a ocupar mais estes espaços, cuidar e nos apropriar do que é nosso, principalmente porque a cidade está cada vez mais árida e mais urbana”, avalia Luciana, moradora do bairro Santa Tereza que tem o hábito de frequentar praças e parques de BH.

Izinho fez uma avaliação positiva da atividade na Praça Duque de Caxias. “Tivemos boa adesão e conseguimos expressar muito bem a mensagem do Ocupa BH, Contra a proposta de redução de parques, praças e áreas verdes. Foi um sucesso!”

Anúncios