Lixo sem cidadania - Santa Tereza Tem
Logo

Lixo sem cidadania

Lixo sem cidadania

por Luis Borges ,  10 de março de 2015  A vida em fotografias

Observação & Análise mostrou em julhosetembro e dezembro do ano passado um pujante lixão que se integrou à paisagem da Rua Arthur de Sá esquina de Rua Enoy, próximo ao Minas Shopping, no bairro União, em Belo Horizonte. Ele é apenas uma pequena amostra dessa modalidade usada pelas pessoas para se livrar do lixo em diversas regiões da cidade. Basta um olhar atento para você confirmar o que estou dizendo.

Como existe um forte discurso a favor da cidadania em nossa sociedade civil, é importante lembrar que o seu exercício pressupõe direitos e deveres políticos e sociais. As fotografias deste post mostram que a cidadania continua no lixo, pois os procedimentos padrão para a coleta do lixo domiciliar não dão ao cidadão o direito de jogar ali, na rua, os seus resíduos. É seu dever destiná-los adequadamente nos dias definidos para a coleta.

Visto que ainda falta muita educação e disciplina para fazer o que é certo desde a primeira vez, é mais fácil cada um se safar como pode do lixo que sobrou em casa depois do prazo. Isso vale também para fazer do lixão um bota fora de camas, sofás, fogões, geladeiras, tanquinhos, armários e até dos entulhos da construção civil.

Fotos: Sérgio Verteiro

Veja na sequência como cresce esse lixão, que leva em torno de 15 dias para se saturar e, logo após, receber o caminhão a serviço da SLU para fazer o “limpão”. Nesse caso do bairro União, o lixão ja existe há pelo menos 8 anos. É o que nos contou um cidadão que mora no bairro ao longo desse tempo e que quando lá chegou já encontrou a rua com essa função.

Fotos: Sérgio Verteiro

A Superintendência de Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte não tem feito campanhas educativas para esclarecer a população como proceder em relação ao lixo. Ela apenas recolhe tudo o que está no lixão sempre que ele fica saturado e realimenta a postura da população para continuar usando esse caminho mais fácil.

observacao_analise_lixo_sem_cidadania

Um dos fundamentos do Programa 5S nos ensina que lugar limpo não é o que mais se varre, mas o que menos se suja. Como se vê pela prática cotidiana das pessoas que contribuem para a formação desse lixão, ainda estamos muito longe de fazer o que o fundamento preconiza. Mas essa é, também, uma das muitas caras da nossa sociedade.

Artigo extraído do blog www.observacaoeanalise.com.br

Anúncios