Mulheres no campo - Santa Tereza Tem
Logo

Mulheres no campo

Time de futebol feminino representa Santa Tereza no torneio Taça BH, que começa neste domingo

DSCN7673

No próximo domingo, 1º de março, serão iniciados os torneios de futebol amador Taça BH (feminino) e Campeonato da 2ª Divisão (masculino). Nas duas modalidades, o bairro Santa Tereza conta com times representantes, que irão batalhar para conquistar o título do ano. São as equipes formadas pela Associação Esportiva de Santa Tereza (AEST), que fica na Rua Conselheiro Rocha, próxima à Vila Dias, em Santa Tereza. 

Fundada em 1944, a Associação Esportiva de Santa Tereza é um nome de tradição por onde já passaram diversos atletas reconhecidos no cenário do futebol nacional. Jogadores como Alex Mineiro, Evanilson, Irênio, Palinha e Ronaldo Luiz foram revelados pela AEST e depois se destacaram em times mineiros e de outros estados. 

Atualmente, o clube não possui patrocínio e enfrenta desafios de ordem financeira, mas graças ao empenho de voluntários, jogadores e treinadores, mantém times amadores masculino e feminino disputando torneios da capital e do estado. Eles representam uma nova geração na história do clube e foram reorganizados a partir do início de 2014. Neste mesmo ano, participaram da Taça BH de Futebol (o feminino) e do Campeonato de Futebol Amador – 3ª Divisão (o masculino), ambos promovidos pela Federação Mineira de Futebol. 

Determinação feminina

O site Santa Tereza Tem foi ao clube conferir como está o clima de pré-competição e presenciou o treino do time feminino, que está empenhado em fazer bonito na batalha pela Taça BH. “Nessa época, o clima da equipe muda e a responsabilidade também. Você quer jogar para dez, quer ganhar… Estamos muito animadas e vamos lutar pela taça!”, garante Kênia Mara Santos, de 28 anos, capitã do time e moradora da Vila Dias.  

Fábio Alves de Souza, educador físico e responsável voluntário pela preparação técnica do time, também nota o entusiasmo das atletas durante o torneio: “Eu percebo que elas têm alegria em participar e representar o bairro” comenta. O treinador ressalta que o futebol amador feminino enfrenta muitas dificuldades, conta com pouco apoio, reconhecimento, recursos e oportunidades. “É tudo muito pouco, inclusive o número de times formados e, consequentemente, temos poucas meninas que se dispõem a dedicar ao esporte. A vantagem é que as que insistem em ser jogadoras são muito comprometidas e valorizam muito as chances que têm”, avalia. 

O time é formado por 17 jogadoras, mas novas integrantes estão chegando e Fábio estima que chegue a 25. A idade é variada, vai de 14 a 35 anos e todas jogam juntas, já que no feminino não há separação de categorias por faixa etária. A maioria é do bairro, mas o time também acolhe meninas de outras partes da capital e da região metropolitana, como Santa Luzia, Contagem e Ibirité, que não encontram times femininos na região onde moram. 

Larissa Souza, de 20 anos, é uma delas. Moradora de Santa Luzia, ela sempre gostou de futebol, mas tinha que batalhar uma vaga nos jogos dos meninos. Para ela, integrar um time feminino é vantajoso por equiparar as habilidades e forças. “É muito melhor, porque a gente fica mais à vontade. Os meninos são brutos e têm outro ritmo”, compara. Há poucos meses no time, ela participará pela primeira vez de um torneio e está empolgada: “Eu vou com tudo!”, promete. 

Mãe e filha

DSCN7711

Vanessa Correa da Silva, de 34 anos, integra o time junto com a filha Kênia, de 17 anos. “Eu procurava alguma atividade física que pudesse nos fazer sentir bem e entusiasmada. Quando soube da montagem do time de futebol feminino, viemos experimentar e adoramos. Embora nunca tivéssemos jogado antes, fomos bem recebidas e estamos aprendendo muito com o Fábio e as meninas”, conta a mãe. “O mais gostoso é o espírito de equipe que há no time. Estar com minha mãe e minhas amigas em busca de um objetivo é muito bom”, considera Kênia.

Agenda de competições

A Taça BH ocorre entre março e maio de 2015. Serão nove jogos disputados em diversas localidades de BH. A primeira disputa do time feminino Santa Tereza será neste domingo contra o Nacional, às 15 horas, no campo próximo à Estação Gameleira, na Av. Tereza Cristina . A entrada é franca. 

Em paralelo, também é realizado o Campeonato da 2ª Divisão, no qual participa o time masculino de Santa Tereza, que foi classificado na 3ª Divisão em 2014, quando ficou em 3º lugar. Eles também disputam neste domingo, pela manhã. Em breve, o Santa Tereza Tem fará reportagem com esse time e acompanhará o desenvolvimento das duas equipes nas competições. Acompanhe!

Anúncios