Google homenageia Alessandro Volta - Santa Tereza Tem
Logo

Google homenageia Alessandro Volta

Alessandro_VoltaO Google homenageia hoje com seu doodle o 270º Aniversário de Alessandro Volta”,  um físico, que desenvolveu inúmeras descobertas no campo da eletricidade e foi o inventor da  pilha elétrica.
 
Nascido em 18 de fevereiro de 1745, na Itália, ele atuou como professor e como homenagem pela sua invenção, recebeu de Napoleão Bonaparte o título  conde em 1810. 

  Em 1800,  Volta desenvolveu a tão-falada pilha voltaica (comprovando que para a produção de eletricidade, a presença de tecido animal não era necessária), um predecessor da bateria elétrica. Volta determinou que os melhores pares de metais dissimilares para a produção de eletricidade eram zinco e prata. Inicialmente, Volta experimentou células individuais em série, cada célula sendo um cálice de vinho cheio de salmoura na qual dois elétrodos dissimilares foram mergulhados. A pilha elétrica substituiu o cálice com um cartão embebido em salmoura. (O número de células, e consequentemente, a voltagem que poderiam produzir, estava limitado pela pressão exercida pelas células de cima, que espremeram toda a salmoura do cartão da célula de baixo).

Falecido em  5 de março de 1827, o cientista está sepultado na cidade de Como, Itália. O Templo Voltiano perto do Lago Como é um museu dedicado ao trabalho de Alessandro Volta, onde estão  expostos os seus instrumentos e publicações originais.

 

Em 1881 uma importante unidade elétrica, o Volt, foi nomeada em homenagem a Volta. Também em sua homenagem, uma cratera lunar recebeu este nome.

doodle

O doodle tem como imagem a inovadora pilha elétrica criada por Alessandro Volta e de acordo com o seu nível de energia a palavra Google vai sendo pouco a pouco iluminada.

Informações https://www.explicatorium.com/

Anúncios