Acessibilidade difícil em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Acessibilidade difícil em Santa Tereza

observacao_e_analise_acessibilidade_santa_tereza_1

Foto: Sérgio Verteiro

Como você faria para caminhar com segurança no passeio mostrado acima, cheio de galhos de árvore cortados e abandonados em seu piso há pelo menos 7 dias? Essa fotografia foi feita ontem, 2 de fevereiro, na Rua Hermílio Alves, em Santa Tereza.

observacao_e_analise_acessibilidade_santa_tereza_2

Foto: Marina Borges

Qual seria o seu grau de solidariedade com pessoas de diferentes idades que tivessem que andar nesse mesmo local? Você as ajudaria a driblar as dificuldades de acessibilidade no local?

A foto acima foi tirada na manhã de quinta-feira, 29/1, no mesmo local. A rua Hermílio Alves é a principal via de entrada e saída do bairro de Santa Tereza para quem usa a Avenida do Contorno. O trânsito de veículos é volumoso nas duas mãos da pista de rolamento e os passeios para pedestres são estreitos, como se vê, mas fazem parte da história.

Até a tarde desta segunda nada tinha sido feito pela Administração Municipal para resolver o problema. Os galhos cortados da árvore já estavam lá desde o início da semana passada.

Espero que os usuários do local estejam reclamando e insistindo com suas reclamações na Prefeitura. É claro que poderá surgir alguém dizendo que está sendo feita uma adequação das árvores do bairro, com supressão ou poda. Mas a pergunta é simples: qual é o critério para se fazer o processo completo e com a garantia de segurança para todos os envolvidos? Qual seria o tempo máximo necessário para essa operação?

Só falta também surgir alguém dizendo que a ausência de critério é o critério, e que deve ser usado o bom senso. Se refletirmos um pouco mais perceberemos que sempre que houver critério, não será necessário apelar para o bom senso.

observacao_e_analise_acessibilidade_santa_tereza

Fotos: Marina Borges e Sérgio Verteiro

Na rua Almandina, paralela à Hermílio Alves, a acessibilidade também está difícil para quem usa o passeio público. Quase na esquina com a rua Bueno Brandão, a única diferença entre a quinta passada e ontem é que foi feito um serviço meia-boca, remendando um pouco do passeio mas deixando torrões de terra vermelha e entulho.

E a gente vai ficando para trás, mesmo pagando o IPTU em dia, que não nos é retribuído com serviços de qualidade.

Texto transcrito do Blog  Observação e Análise, de Luis Borges, morador de Santa Tereza,

Anúncios