Tadeu Franco volta ao Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Tadeu Franco volta ao Santa Tereza

tadeu franco no godoNa última quarta-feira (14/01), o Bar Godofredo BH reuniu no palco intimista da casa os velhos amigos Marilton Borges e Tadeu Franco, dentro do projeto Noite do Clube. O projeto relembra a trajetória do Clube da Esquina, convidando a cada semana um artista participante da história do movimento, que marcou para sempre a música mineira. Acompanhados por Rodrigo Borges, filho de Marilton, eles presentearam o público com a interpretação de canções do Clube da Esquina que contaram com a parceria de Tadeu e tornaram-se inesquecíveis.

A plateia presenciou uma bela sintonia musical e pessoal entre os músicos. Além de se acertarem muito bem nos acordes do repertório, Marilton Borges e Tadeu Franco ??????????demonstraram carinho e respeito recíproco, e trocaram elogios. “Para mim é uma enorme alegria estar aqui tocando com o Marilton e o Rodrigo, pois devo a minha maior gratidão à família dos Borges”, disse Tadeu. “A primeira vez que eu ouvi esse moço cantar pensei: é o melhor cantor de música brasileira da atualidade. E ainda hoje continuo com essa certeza”, disse Marilton, se referindo a Tadeu.

O cantor e compositor Tadeu Franco nasceu em Itaobim e aos cinco anos de idade mudou-se para Teófilo Otoni. Desde pequeno demonstrava talento para música e cantava em festas da vizinhança. Em 1978, aos 21 anos, chegou a Belo Horizonte e começou a tocar em bares. O jovem músico foi acolhido pelo Clube da Esquina e em 1984 gravou seu primeiro disco, “Cativante”, com produção e direção de Milton Nascimento, arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão.

O bom filho a casa torna

tadeu franco porta godo bx“Assim que cheguei a BH, em 1978, tive a sorte de conhecer o Marilton Borges, que me apresentou o Toninho Horta e os dois foram os primeiros a me abrir portas na capital. Eu trazia influências nordestinas, típicas da minha região, e aprendi muito com o Clube da Esquina. Desde então, carrego nos meus trabalhos autorais a influência do Clube e me sinto muito honrado por ser considerado membro de um movimento caracterizado pela inovação poética e musical. Além disso, pontos muito fortes dessa geração foram a colaboração e a generosidade mútua”, pontua Tadeu Franco.

Ele reside em Belo Horizonte, no bairro Nova Suíça, e voltar ao Santa Tereza, onde conviveu na juventude com os amigos do Clube da Esquina e seus familiares, lhe provoca boas lembranças e uma sensação de aconchego. “Em Santa Tereza eu me sinto em casa. Tive a oportunidade de conviver com as famílias do Clube da Esquina e me admirava muito perceber como os pais criavam seus filhos com respeito e liberdade e a forma em que acolhiam a nós, os amigos dos filhos deles. O que noto de mais característico aqui ainda hoje é a índole generosa das pessoas e o espírito artístico predominante no bairro”, avalia Tadeu.

Atualmente, o músico se dedica a projetos de pesquisa da música brasileira e realiza turnês no interior do estado. O último disco gravado, em 2008, é o Pop Roça, nome que Tadeu Franco deu ao estilo peculiar de se fazer rock e baladas sem perder as raízes mineiras. 

F

Anúncios