Salve Santa Tereza debate o Carnaval e convoca foliões para o bloco - Santa Tereza Tem
Logo

Salve Santa Tereza debate o Carnaval e convoca foliões para o bloco

chamada_carnaO Movimento Salve Santa Tereza convida moradores e foliões da cidade para a reunião sobre o Carnaval, nesta quarta-feira (14/01), às 19:30, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. O objetivo é debater sobre a realização do Carnaval no bairro e a organização do bloco caricato Salve Santa Tereza, que fará um percurso pelas ruas do bairro ovacionando as reivindicações do movimento, em som de marchinhas e ritmo carnavalesco. 

Nos últimos anos, Belo Horizonte vive uma efervescência cultural que provocou o resgaste e o crescimento da folia momesca. O bairro Santa Tereza, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, faz parte desse contexto e recebe anualmente diversas atrações e blocos caricatos. Porém, por ser residencial e protegido pela Lei de Diretrizes Especiais (ADE), a festa desperta a preocupação dos moradores e por isso vem recebendo tratamento especial dos órgãos públicos envolvidos na organização da folia na capital. Na assembleia desta semana, os participantes discutirão os rumos tomados na última edição do Carnaval e pretendem se preparar para a plenária com moradores e representantes de órgãos públicos, convocada pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza para a próxima segunda-feira (19/01), às 19:30, no Cine Santa Tereza. 

Reivindicações
Pautado por questões urbanas e de mobilidade, o Movimento Salve Santa Tereza defende que o Carnaval transcorra com liberdade para que moradores e visitantes possam aproveitar o festejo no bairro, com a devida estrutura e apoio dos serviços públicos, mas sem interferências que consideradas pelo grupo negativas e autoritárias, como, por exemplo, a proibição de uso de espaços públicos abertos. 

A arquiteta Danielle Jorge, participante do Salve, adianta algumas reivindicações trabalhadas pelo movimento desde o ano passado: “Defendemos a realização de uma campanha que alerte os foliões a deixarem os carros em casa e irem de metro, ônibus, bicicleta ou a pé ao Santa Tereza. A rua é o lugar do encontro e da festa, defendemos a apropriação deste espaço pelos foliões, não pelos carros. Portanto, é importante que a BH-Trans feche o fluxo de veículos de não moradores e que faça uma campanha incentivando os foliões a utilizarem meios de transporte aternativos. Outros pontos importantes para reivindicarmos é a instalação de banheiros químicos nos pontos de aglomerações dos blocos e dos foliões, assim como a afixação de mais lixeiras, pois ano passado vimos muito lixo espalhado pelo bairro”. 

Para Antônio Oliveira, também do Salve Santa Tereza, o carnaval é a expressão máxima da cultura brasileira, que sempre se deu de forma espontânea e não deve perder essa essência. “O renascimento do carnaval em Belo Horizonte é uma grande oportunidade para a cidade e não um problema, como vem sido tratado pelos órgãos públicos. Qualquer cidade no mundo queria ter um “problemão” como esse, de ter mais e mais visitantes a cada ano, festejando, consumindo e fazendo um dos carnavais mais bonitos do país! O poder público tem que dar as condições para que o carnaval aconteça e não ditar as regras”, enfatiza. 

Bloco Salve

Crédito: Brígida Alvim

Bloco Salve Santa Tereza
Em 2014, pela primeira vez, os participantes do Salve Santa Tereza decidiram “botar o bloco na rua”. Com marchinha composta por membros do grupo, instrumentos musicais e camisas do movimento, eles desfilaram do início da rua Mármore até a porta do Mercado Distrital, acompanhados de foliões que foram se juntando ao bloco no decorrer do percurso. À frente do bloco, chamava a atenção uma faixa com os dizeres “Fora Fiemg”, simbolizando uma das principais reivindicações do movimento atualmente, que é a de exigir ao poder público a reabertura e reativação do Mercado, espaço que há dois anos passou a pertencer à Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg -, em consequência de negociação feita entre a prefeitura de Belo Horizonte e a instituição. O bloco Salve Santa Tereza é aberto à participação de quem queira participar e contribuir com o cortejo.

Anúncios