Santa Tereza busca alternativas para o Carnaval 2015 - Santa Tereza Tem
Logo

 Santa Tereza busca alternativas para o Carnaval 2015

 carnaval reunião publico intNesta segunda-feira, 15/12, ocorreu o primeiro encontro entre poder público e moradores de Santa Tereza para discutir e planejar a organização do Carnaval no bairro. A reunião, convocada pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), foi realizada no Clube Oasis, com a participação de representantes da Belotur, da fiscalização da Prefeitura, da BH Trans, da Polícia Militar, da Associação de Bares e Restaurantes de Santa Tereza (Abrest), de blocos e moradores do bairro. Como o tema é controverso, a reunião foi marcada por clima agitado e polêmico. O grupo refletiu sobre a organização dos últimos anos e debateu novas propostas e ajustes para o Carnaval de 2015.

 izinhoO morador Clair Benfica (Izinho), da ACBST, eleita em maio deste ano, expôs um planejamento  que define três circuitos por regiões do bairro, propondo a montagem e a disponibilização de um mapa com demarcações e legendas que indicarão quais os dias, horários e trajetos de cada bloco que passará por Santa Tereza. “Se a gente conseguir reunir todas essas informações, o mapa servirá de guia para os visitantes e foliões, que poderão se programar e aproveitar bem a festa; e para os moradores do bairro, que receberão as informações e poderão se preparar previamente para as mudanças nos dias de Carnaval”, explica.

 

carnaval reunião belotruPara chegar ao compilado de informações que irá compor o mapa do Carnaval em Santa Tereza, a Associação vai contar com o apoio da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) no fornecimento de dados, conforme cadastramento dos blocos, disponibilizado no site da instituição do dia 20/11 até 15/12. Márcia Resende Carvalho, da Belotur, ressalta que os blocos não são obrigados ao cadastramento, mas aqueles que informam seus circuitos, expectativa de público, dias e horários de desfile contribuem para uma real estimativa de demandas de estruturação da cidade nos dias de Carnaval.

Márcia defende que os bares, diferentemente deste ano, devem abrir suas portas durante o Carnaval, para dar mais opções e condições do público se espalhar em diversos pontos do bairro, evitando aglomerações; e também porque, segundo ela, é mais fácil negociar com os comerciantes sobre alguns cuidados, como não utilizar garrafas de vidro e respeitar limites de horário e de som, do que lidar com vendedores ambulantes e irregulares.   “Destaco que todos os órgãos públicos responsáveis já estão envolvidos na organização do Carnaval 2015 na cidade inteira. Santa Tereza recebe um tratamento especial, por ser um bairro residencial e mais aconchegante. Portanto, é importante que todos os lados sejam ouvidos, para chegarmos ao melhor formato, sem que ninguém fique prejudicado”, alerta.

Elias Brito, presidente da Abrest, concorda com a sugestão de Márcia, mas com ressalvas: “Nós comerciantes, embora tenhamos tido grande prejuízo nos dias em que mantivemos nossos estabelecimentos fechados durante o Carnaval deste ano, continuamos tendo como prioridade a tranquilidade dos moradores. Não queremos que o bairro receba muitos visitantes e que a organização fuja ao controle como em 2013. O Carnaval em Santa Tereza deve ser diferenciado, uma coisa mais ‘vip’”, defende, antecipando que os comerciantes têm interesse em contribuir com a organização e estabelecer regras para o funcionamento das casas junto aos órgãos responsáveis.

carnaval reunião major salesO representante da 20ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, com sede no bairro Santa Tereza, Major Sales, explicou que a companhia planeja repetir o plano executado em 2014, que teve participação de todos os órgãos envolvidos – PM, Belotur, Prefeitura, BH Trans – e ainda contou com o respaldo do Ministério Público, o que levou ao cumprimento total das tarefas planejadas, eliminando as dificuldades dos anos anteriores. “A nossa ideia é executar o mesmo plano para o Carnaval 2015, depois de conversar com os órgãos responsáveis junto ao Ministério Público. Essa é uma forma de registrar as responsabilidades firmadas e garantir o cumprimento das promessas de cada órgão, pois quem não cumprir terá que responder judicialmente pela falha”, reforça o major.

carnaval reunião bhtrans“O Carnaval de Belo Horizonte está ganhando novas dimensões. Muita gente está deixando de viajar para curtir a folia na cidade. Então, é importante que os órgãos responsáveis estejam preparados e envolvidos na execução de um planejamento conjunto, tal como feito em 2014. Mas deve-se considerar a necessidade de ajustes e aprimoramentos, para que o festejo seja realizado sem perder a espontaneidade, a diversão e a alegria, que estão sendo resgatadas pela população de uns anos para cá”, pondera o representante da BH Trans, Edmar Moreira.

Horário do Carnaval

A ACBST propôs a mudança de horário em relação ao Carnaval de 2014, em que a programação de blocos e de atrações musicais foi iniciada de manhã e encerrada às 19 horas. A nova proposta é que a festa comece às 13 horas e finde às 22 horas. Mas este é um ponto bastante controverso entre moradores do bairro. Enquanto alguns são a favor da flexibilização, por considerar que o horário não favorece o pique dos foliões, que se frustram em ver interrompido o Carnaval ainda sob a luz do sol, outros são enfáticos em defender a manutenção do encerramento da festa às 19h, para que até às 22h o bairro já esteja esvaziado e os moradores possam dormir sem incômodo.

“Temos como parâmetro o plano adotado este ano e que deu certo. A proposta da associação é plausível, mas discordo da mudança de horário e acho que um controle rigoroso deve ser mantido para garantir o respeito às residências e aos moradores”, argumenta Elias Brito, morador e comerciante.

carnaval reunião AngelaA moradora Ângela Maria Rocha Barros conta que no início de 2014 entrou com uma petição no Ministério Público, pedindo a proibição do Carnaval no perímetro da Praça Ernesto Tassini, que é uma região residencial e que contém unidades de saúde. Disse que já entrou com nova petição pedindo o mesmo para 2015. “Eu fui uma das pessoas que brigaram para que fosse feito um controle rigoroso no Carnaval de Santa Tereza este ano, depois de coisas terríveis que vivenciamos em 2013 e durante o pré-carnaval em 2014, como muito barulho, violência, pessoas fazendo sexo e necessidades fisiológicas nas portas de nossas casas. Mas não sou contra a realização do Carnaval no bairro e sim a favor da manutenção do controle de limites e horários”, explica.

Gabriel Guedes, músico que reside e possui um estabelecimento em Santa Tereza, o Godofredo BH, acredita que o ajuste pode tornar o Carnaval mais agradável, sem oferecer perdas ao bem-estar dos moradores. “Acho que podemos ser mais tolerantes, passando o horário de encerramento das atividades de rua para às 21h. A partir daí, as pessoas escolherão se irão para os bares, que oferecerem programação noturna, ou se migrarão para outros bairros, desocupando as ruas de forma tranquila até às 22h”, prevê.

carnaval reunião patyolaÂngelo Patchola, morador e que há dez anos está à frente do projeto social que resulta no bloco Inocentes de Santê, tem expectativas de uma conversa mais participativa para as definições do Carnaval 2015, como explica: “Espero que o Carnaval de Santa Tereza seja tratado com mais organização e menos politicagem, porque o que tenho visto acontecer é um grupo de quatro ou cinco pessoas definir por toda a comunidade. Não acho certo a tomada de decisões ficar nas mãos de poucos em uma questão que envolve muitos. Acredito que deve haver participação de todos os envolvidos”.  

Ilca Morais, da Associação, conclui que o encontro foi uma boa oportunidade para iniciar a discussão do Carnaval no bairro de forma participativa: “Foi um primeiro passo dado para envolver as partes responsáveis pela organização do Carnaval de Belo Horizonte e também os interessados, que são os moradores. Além dos avanços dados na edição deste ano, tivemos novas propostas apresentadas e o desdobramento será a realização de outras reuniões com a presença do Ministério Público, até chegarmos a um consenso”.

Uma coisa já está certa: na quarta-feira de cinzas não haverá Carnaval na Praça Duque de Caxias, pois da mesma forma que ocorreu este ano, o espaço já está reservado na Regional Leste para a realização do evento da igreja católica, Fraternidade e Vida. Segundo o pároco, padre Márcio Ribeiro de Souza, a igreja abre mão de algumas cerimônias durante o carnaval, mas na quarta pela manhã será realizada a celebração das cinzas. 

Anúncios