Toca e Borda na Paróquia, hoje, sexta - Santa Tereza Tem
Logo

Toca e Borda na Paróquia, hoje, sexta

Toca e bordaO Grupo de samba Toca e Borda anima baile beneficente, hoje, sexta, no Salão da Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha. O show dá início à campanha para arrecadar recursos para a restauração da igreja, que é um símbolo do bairro Santa Tereza.

A apresentação, que começa às 20h30, tem no repertório composições dos grandes mestres do samba e do choro como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Ataulfo Alve, entre outros. Além de espaço para dançar, o público conta com serviço de bar, com cerveja, refrigerantes e tira-gosto.

O Toca e Borda é um grupo formado apenas por mulheres, quase todas moradoras de Santa Tereza e que,  além de exercerem a profissão de dentista, têm samba no pé, na voz, no pandeiro, violão e cavaquinho e no coração.  É formado por Pathy Valente (Voz e violão), Tetê Zuccheratte (cuíca e xique-xique), Audrey Ziviani (surdo e tamborim) e Virna Ziviani (pandeiro).

Virna Ziviani diz que como moradora do bairro e também pelo fato da banda ter nascido em Santa Tereza é um prazer e de certa forma um dever colaborar para esta causa. “A igreja tem uma importância histórica e social no bairro e faz parte de um conjunto arquitetônico, que se faltar um dos elementos, a igreja, a Praça e o Bolão, deixa de ser Santa Tereza. Tudo passa por aqui. Além disso, a paróquia é participativa e respeita todas as diferenças dos diversos grupos que convivem em frente à igreja, desde os bares e os eventos, ” comenta ela.

Ela relembra ainda que na igreja foi o casamento de sua mãe, lá ela fez a primeira comunhão e na sua adolescência gostava de se sentar no Bolão às 18h para ouvir a Ave Maria, “naquele som cheio de chiados” e olhar a paisagem, principalmente as torres da igreja. “Então a gente tem mais é que colaborar”, diz Virna.

igreja tocaA igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha foi construída com o esforço da comunidade do bairro, liderada pelo Padre José Taitson e levou 30 anos para ser construída. A tarefa de construção do templo começaram no dia 25 de dezembro de 1930, com a criação da Paróquia  por Dom Antonio dos Santos Cabral, primeiro Arcebispo de Belo Horizonte

A participação da comunidade foi fundamental, contribuindo, cada morador, da forma que podia, seja em doações, comprando e vendendo rifas e participando das barraquinhas de comida e bebida.

Atualmente, com o desgaste provocado pelo tempo se faz necessária a restauração, pois há goteiras, infiltrações,  rede elétrica antiga,  enfim uma série de problemas que precisam ser sanados e isso demanda recursos altos. Dai a campanha.

O show começa logo após a missa das 19h. Assim, quem for à missa, é só descer a rampa e aproveitar para se divertir e ao mesmo tempo colaborar com causa.  A entrada custa 15,00 reais e os convites podem ser adquiridos antecipadamente na secretária da igreja ou na portaria. A bebida e comida são pagas à parte.

 

 

 

Anúncios