UFMG brilhando - Santa Tereza Tem
Logo

UFMG brilhando

ufmgOs mineiros podem tem uma razão a mais para se orgulhar de Minas Gerais, pois a  UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é considerada a sexta melhor universidade da América Latina, segundo ranking recém-divulgado pelo US News.

O US News é uma instituição que há mais de 30 anos realiza levantamentos sobre o ensino superior nos Estados Unidos. De acordo com o ranking, a UFMG, que obteve nota 37,5, aparece em quarto lugar entre as brasileiras e na 316ª posição entre as melhores universidades do mundo. 

Esta é a primeira vez em que o ranking contempla universidades fora do território norte-americano. Entre as instituições latino-americanas, as cinco mais bem posicionadas são, pela ordem, USP, UFRJ, Unicamp, Universidade de Buenos Aires e Nacional Autônoma do México.

Fecham a lista das 10 melhores instituições de ensino superior na região as universidades Estadual Paulista (Unesp), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PUC do Chile e Federal de São Paulo (Unifesp).

O ranking global é encabeçado pela Universidade de Harvard, seguida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelas universidades da Califórnia-Berkeley, Stanford, as quatro dos Estados Unidos, e por Oxford, na Inglaterra.

Critérios
Entre outros critérios, a avaliação do US News leva em consideração as reputações global e regional das universidades, publicações de elevado impacto em periódicos, total de citações, colaboração internacional e número de doutores premiados.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFMG, Ricardo Takahashi, o US News, diferentemente de outros rankings importantes utiliza indicadores ponderados de publicações por área de conhecimento, que são somados aos indicadores absolutos. “Essa forma de calcular detecta e valoriza excelência em áreas nas quais tipicamente se publica menos. Isso favorece a UFMG, que tem excelência distribuída de forma equilibrada pelas diversas áreas do conhecimento”, explica Takahashi.

Anúncios