Grupo de Santa Tereza pode se tornar Patrimônio Imaterial - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo de Santa Tereza pode se tornar Patrimônio Imaterial

Grupo Abrapalavra, que sem sede em Santa Tereza, concorre ao título de Patrimônio Imaterial do Prêmio Brasil Criativo, Depois do processo de seleção, agora é por meio de votação popular online. Está na hora de dar uma força ao pessoal.

aline cantiaO Abrapalavra, projeto criado em Santa Tereza pelos artistas e moradores do bairro, Aline Cântio e Chicó do Céu, está entre os seis finalistas de sua área indicado para se tornar Patrimônio Imaterial do Prêmio Brasil Criativo.

Abrapalavra, segundo Aline Cântio,  “é um instituto voltado para projetos de arte, que usa narração de histórias, a música, o vídeo e a escrita como canais para levar a PALAVRA aos quatro cantos. Como embaixadores dela, saímos acompanhados de ideias, enredos e olhos grandes para o mundo, seja em Belo Horizonte, a cidade-sede, ou em outros pedaços do Brasil e do mundo.”

O projeto começou ha sete anos, com o encontro da narradora de histórias Aline Cântia com o músico Chicó do Céu. Eles realizavam Rodas de Memórias com educadores, artistas, gestores e toda gente que gosta de ouvir ou contar histórias. . Começaram com uma viagem ao Norte ao Sudeste do Brasil.Durante três meses, em 2006, trocavam hospedagem, alimentação e transporte por apresentações cênicas e musicais. Depois seguiram para o Centro-Oeste, para a Bolívia, o Peru e a Argentina e percorreram toda América Latina.

chicóQuase sempre de ônibus, passaram por várias cidades, onde nunca havia  chegado os espetáculos, mas narradores tradicionais locais existiam. Os espetáculos são apresentados  em salas de aula, palcos grandes, pequenos e outros improvisados, jardins, praças, canaviais, chão de fábrica, quintais, cozinhas, bibliotecas, becos, coretos, hospitais, capelas, assentamentos, ocupações, calçadas, bares, cafés.

Outros  artistas são sempre chamados pois, segundo Aline, “entendemos que a performance do narrador é uma síntese nascida de sua história pessoal, das suas oportunidades de aprendizagem, de sua imaginação criadora e da educação pelas artes.”

 abrapalavraprojeção Marco GonçalvesVários parceiros ligados artes, produção e gestão se agregaram, contribuindo para  a preservação, fomento e divulgação do patrimônio imaterial brasileiro. São exemplos os Pontos de Memória “Contando Histórias do Pompéu”, em Sabará, “Taquaraçu de Baixo: o lugar da memória e a memória do lugar” e “Contando Histórias de Vida: um passeio pela Zona da Mata”. Três projetos que formaram grupos locais de narradores de suas próprias histórias com produção de discos que trazem a transcriação artística das suas memórias.

Prêmios conquistados pelo grupo: Bolsa Funarte de Circulação Literária (2010/2011), Prêmio Agente Jovem do Ministério da Cultura (Minc) (2012), Prêmio Darcy Ribeiro Minc/Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) (2012) e Prêmio Pontos de Memória Minc/Ibram (2012 e 2013), Microprojetos São Francisco Funarte (2012)  e Prêmio Programação Cultural Oficial da Copa do Mundo Ministério dos Esportes (2013)

O Prêmio Brasil Criativo.

abrapalavra doisOrganizado pelo Ministério da Cultura, o Prêmio dentro do conceito de Economia Criativa, incentivaà preservação, pesquisa e fruição do conhecimento, das crenças, saberes, formas de expressão, celebrações, festas, lendas e costumes brasileiros, visando propagá-los e preservá-los.

Segundo Alíne Cántio, o Instituto Cultural Abrapalavra foi inscrito por eles no Edital Prêmio Brasil Criativo. O projeto e outros inscritos na sua categoria foram analisados por 30 avaliadores das mais diversas áreas, considerando aqueles que agreguem empreendedorismo, criatividade e inovação. Assim foi feita a seleção dos seis finalistas e o Instituto Abrapalavra ficou entre os  selecionados. A escolha dos três primeiros lugares, que serão premiados,  será feita por meio de votação popular pela internet.

Além do prêmio em dinheiro e curso de capacitação para os vencedores, Aline diz que “o maior benefício é que passamos a ter a oportunidade de narrar as histórias de quem, muitas vezes, ficou excluído da historiografia oficial.  o patrimônio imaterial é considerado como um setor criativo transversal, por ser tradicional, transmitido por gerações, e vivo, por ser transformado, recriado e ampliado pelas comunidades e sociedades em suas interações e práticas sociais, culturais, com o meio ambiente e com a sua própria história.”

Como votar

Para votar no Abrapalavra, basta entrar no site www.premiobrasilcriativo.com.br e  clicar em votar e escolher a categoria Patrimônio Imaterial. Pode votar também conectado pelo Facebook Prêmio Brasil Criativo , e clicar no Abrapalavra. Pelo Facebook é bem mais rápido, coisa de um  minutinho, para tornar o projeto nascido em Santa Tereza, o vencedor. Portanto, vamos clicar e compartilhar e dar aquela força a essa turma.

Atenção: Cada pessoa pode votar 01 vez ao dia e em quantos dias quiser, até 10 de novembro, quando o processo é encerrado.

Para conhecer o trabalho do Abrapalavra acesse o site www.abrapalavra.com.br

Matérias relacionadas:

Abrapalavra: histórias que as avós contavam

Histórias e Contos de/ para todo mundo

Contos de là nos cantos de cá

 

 

 

 

Anúncios