Nos tempos do Paulinho - Santa Tereza Tem
Logo

Nos tempos do Paulinho

Paulinho de carvalho
Paulinho de Carvalho, Toninho Horta e Chico Moura

Quem foi ontem, assistir à gravação do DVD “Nos tempos do Paulinho”, no Godofredo BH, em Santa Tereza, não se arrependeu, pois, gratuitamente, pode ver e ouvir de perto, feras da música mineira, como Toninho Horta, Paulinho de Carvalho, Gabriel Guedes , Chico Moura e Mário Wanser.

gustavo e guilherme
Gustavo Álvares e Guilherme Gontijo

 Os jovens amigos, Gustavo Henrique Moura (poeta) e Guilherme Gontijo (músico), chegaram cedo para não perder nada. Fãs de Toninho Horta e das músicas do Clube da Esquina, se surpreenderam quando Toninho Horta passou o microfone para eles. Gustavo, emocionado disse que, nunca 

imaginou que um dia recebesse o microfone das mãos do músico e que ele e  tem admiração pelas canções do Clube, que considera imortais. 

Guilherme comentou que curte muito a música brasileira, principalmente aquelas feitas pelos músicos do movimento musical mineiro e era uma honra estar ali junto de tantos músicos de primeira linha.

Sobre Paulinho

paulo h 2
Paulinho Horta (arquivo da família)

O DVD é uma homenagem Toninho Horta, a seu irmão Paulinho, o “guru”, mestre e incentivador de sua carreira, segundo ele.

Paulinho, que faleceu em 2002,  considerado um dos grandes contrabaixistas daquela época, foi um dos responsáveis pela divulgação do jazz em Belo Horizonte.

O músico foi um dos criadores junto com amigos do “Jazz Fã Clube” nos anos 50, que, além de tocar em vários estabelecimentos e em bailes, passavam grande parte do tempo, ouvindo os discos das big bands americanas, instrumentistas e cantores de jazz. 

Casado com a cantora, Gracinha Horta, nos anos 60, formou o Trio Tempo, com os companheiros, Elvis Vilela e Paschoal Meireles, um dos primeiros grupos mineiros, dedicados ao jazz. 

mesa
Marcos Kern, Toninho Horta, Paulinho de Carvalho e Sérgio Balona

Durante a gravação, os músicos e amigos. que conviveram com Paulinho Horta, relembraram “causos” ocorridos nas décadas de 50 e 60 em Belo Horizonte, sobre a boate Holiday e o famoso Montanhês, locais onde eles se apresentavam e se encontravam.

Reviveram também outras histórias da música e músicos mineiros.  Da mesa de conversas participaram os músicos Sérgio Moreira, Célio Balona, Toninho Horta, Marcos Kern, Hamilton Costa de Faria, Paulinho Carvalho e o escritor, Paulo Villara.

Célio Balona, um dos músicos presentes, contou sobre a realização do 1º Festival Mineiro de Jazz na capital mineira, no auditório da escola Instituto de Educação, à Avenida Carandaí e outras histórias mais.

´celio balona

Para Célio Balona participar do encontro “é reviver uma época dourada da vida, quando a gente sonhava em fazer música de qualidade com pessoas que se tornaram inesquecíveis para mim, como o Paulinho”.

Sobre o DVD, ele considera ser uma justa homenagem a quem deu uma importante contribuição à música mineira, que repercute até hoje, inclusive internacionalmente. 

O DVD é quase que um trabalho da família Horta, pois a concepção do projeto é de Toninho Horta, a direção, de Manuel Horta (filho de Toninho), a assistência de direção é de Polyana Horta (filha caçula do homenageado) e a produção da empresa de Toninho Horta, Terra dos Pássaros.  O trabalho conta com o apoio da Quartim Produções.

 Segundo Toninho Horta, o trabalho já está bastante adiantado e está previsto o lançamento do DVD para março/abril de 2015. Portanto, ainda será preciso esperar um tempinho para conhecer as histórias e “causos” relembrados no Godofredo sobre a noite em Belo Horizonte entre outros fatos que marcaram aquela época, em que, nos bailes os homens usavam paletó e gravata e as mulheres elegantes vestidos longos.

  Crédito: Eliza Peixoto

Anúncios